Cervejarias interrompem produção e doam cilindros de oxigênio a hospital

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Cervejarias interrompem produção e doam cilindros de oxigênio a hospital
Cilindros de oxigênio doados ao hospital de Clevelândia — Foto: RPC Foz do Iguaçu

Após um pedido de socorro numa rede social, três cervejarias do Paraná interromperam parte da produção e se uniram para doar cilindros de oxigênio ao hospital de Clevelândia, na região sudoeste do estado, que registrou 97% de ocupação nos leitos de UTI no último sábado, 13.

As empresas Insana, Formosa e SchafBier participaram da boa ação.

Juntas, elas entregaram 17 cilindros, sendo três de 1 quilo, três de 7 quilos e outros 11 de 10 quilos.

O coordenador a campanha, Pedro Reis, explicou que o problema por lá é a falta de cilindros para envasar o oxigênio e não do O2 em si.

É que no ano passado, não houve tanta demanda por oxigênio no hospital da cidade, ao contrário do que está acontecendo agora na segunda onda da doença. E a produção de cilindros não acontece do dia para a noite.

O perfil dos pacientes também é diferente agora. Grande parte está precisando ser intubada na UTI

Pedido de socorro

A mobilização começou após Pedro Reis, dono de uma empresa da região, enviar um áudio em uma rede social fazendo um apelo.

“Quem tiver disponibilidade e ajudar em doar oxigênio, para nós levarmos para o hospital de Clevelândia. O estado lá é de calamidade”, disse na mensagem.

O motorista Alex dos Santos, que levou os cilindros até o hospital, disse que chorou depois da entrega.

“Tinha gente esperando ali, saíram correndo para ajudar a descarregar e levar para dentro do hospital. Saí chorando dali, sinceramente”, afirmou ao G1.

Higienização

Clevelândia tem 16 mil habitantes e registrou 1.222 casos confirmados de Covid-19, sendo 894 recuperados.

As empresas fizeram a higienização dos cilindros e mandaram para o Hospital Estadual de Clevelândia, que tem capacidade máxima para atender com até 40 cilindros diários e agora conta com quase 60 para tratar pacientes com a covid-19.

Com informações do G1