NASA cria pneus de bike que não precisam ser enchidos e não furam

Os pneus de bicicleta, que não precisam ser enchidos e que não furam, foram desenvolvidos originalmente pela NASA, para uso em missões lunares, em especial pelos robôs ‘rover’, de Marte. Ideia de 2017, que agora vira realidade.
O pneu dos sonhos é flexível como borracha e, ao mesmo tempo, forte como titânio. Os pneus METL são feitos de materiais avançados e leves, conhecidos como NiTinol +, e fabricados nas versões ouro, prata e azul metálico.
Eles são usados para missões no espaço, em planetas com terrenos acidentados, estão sendo desenvolvidos numa parceria entre a NASA e a startup SMART Tire Company.
“Os ciclistas vão ficar ansiosos para ter acesso a esses pneus de aparência bacana da era espacial e que não furam”, disse Earl Cole, ex – campeão Survivor: Fiji e CEO da SMART, em um comunicado .
“A combinação única desses materiais avançados, juntamente com um design ecológico de última geração, tornam o produto revolucionário”, explica.
Startup
A SMART foi fundada em 2020 por Cole e o engenheiro Brian Yennie.
Junto com o ex-estagiário de engenharia da NASA Calvin Young, a equipe SMART consultou inventores no Centro de Pesquisa Glenn, da NASA, para desenvolver o pneu.
Essas ligas são diferentes de qualquer outros material.
Em outras palavras, de acordo com Darrell Etherington, do TechCrunch , o desenvolvimento chave da NASA tem sido “criar uma liga que pode retornar à sua forma no nível molecular, o que significa que pode se deformar para se adaptar a terrenos irregulares, incluindo obstáculos como cascalho e buracos, e retornam à sua forma sem perder a integridade estrutural com o tempo. ”
Ecológico
Além do mais, os pneus METL da SMART são bons para o planeta, utilizando materiais de longa duração que reduzem o desperdício de borracha.
O plano final? Para que esses pneus se tornem o principal componente de alta tecnologia para o ciclista moderno em aplicações de estrada, cascalho, montanha e e-bike.
“Pode revolucionar toda a indústria de pneus terrestres”, diz Santo Padula, Engenheiro de Ciência de Materiais da NASA, “e isso é apenas a ponta do iceberg”.
No mercado em 2022
Os pneus METL estarão disponíveis para a comunidade do ciclismo no início de 2022, antes de chegar à indústria automobilística.
E a SMART também fez parceria com o fornecedor líder de micromobilidade, Spin, para desenvolver pneus SMA para os usuários de ‘scooters’.
Pneus de bicicleta imunes a furos, mesmo nas estradas mais esburacadas? Levante a mão se você não puder esperar para dar uma volta com esta nova tecnologia.
Veja como são desenvolvidos e o desempenho dos pneus de bike da nova geração:
Por Andréa Fassina, da redação do Só Notícia Boa – Com informações do GNN

Imagina zíper sem as fitas de tecido? Ele foi criado e vai ajudar a natureza; entenda
População de baleias ameaçadas de extinção volta a crescer, revela estudo
Cop 30: ator brasileiro será curador do programa Disruptivos Culturais para Artes Cênicas
Google fecha maior acordo para reflorestamento da floresta Amazônia com startup brasileira
Brasileiro põe algodão nas plantas para ajudar beija-flor a fazer ninho; video
Plástico biodegradável feito de bambu é mais resistente e se decompõe em 2 meses
Veneno de escorpião poderá ser usado para combater câncer de mama; estudo brasileiro
Brasil zera transmissão do HIV de mãe para filho; menor índice de mortes por Aids em 30 anos
Herói: paramédico de folga salva menina de incêndio em casa
Bombeiros salvam mulher que teve parada cardíaca após atropelamento no DF
Tocar e ouvir música pode reduzir demência em 35%, em idosos, revela estudo
Mariah Carey passa Taylor Swift e lidera ranking de streaming com sucesso de Natal