Cientistas desenvolvem anticorpo que previne e trata Covid: Nature

Cientistas testaram anticorpo que previne e trata a covid-19 em camundongos e os resultados foram positivos. - Foto: reprodução Reuters
Cientistas testaram anticorpo que previne e trata a covid-19 em camundongos e os resultados foram positivos. - Foto: reprodução Reuters

A busca dos cientistas para neutralizar potencialmente o novo coronavírus tem sido incessante. Dessa vez, os resultados de um estudo mostram que eles encontraram um anticorpo que previne e trata a covid-19 e as variantes catalogadas pela Ciência.

A descoberta foi feita por um consórcio internacional de cientistas, com participação de especialistas do Instituto Karolinska, da Suécia. O estudo foi publicado na revista especializada Nature.

Os pesquisadores conseguiram criar um anticorpo biespecífico, partindo da junção de dois anticorpos naturais.

Os primeiros testes tiveram ótimos resultados e o grupo de pesquisadores agora partirá para transformar o composto em substâncias possíveis para tratamento.

Eficácia do tratamento

Os anticorpos naturais foram coletados de pacientes recuperados da Covid-19. Os testes pré-clínicos feitos com camundongos mostraram que essa molécula artificial ataca o vírus em dois lugares ao mesmo tempo.

A aplicação é feita por injeção e foi preciso apenas uma dosagem para se perceber a redução significativa da carga viral nos pulmões dos animais. A inflamação causada pelo vírus também reduziu.

No estudo, os cientistas explicam que, ao contrário dos anticorpos parentais, o biespecífico “impede a ligação S detectável à enzima de Conversão da Angiotensina 2 (ACE2), o receptor celular do vírus. Além disso, neutraliza o Sars-CoV-2 e suas variantes de preocupação, bem como os mutantes de escape gerados pelos monoclonais parentais”.

Esse tipo de teste já é bem comum para combater alguns tipos de câncer e vem sendo testado agora contra a Covid-19.

Por Monique de Carvalho, da redação do Só Notícia Boa – Com informações de Metrópoles.