Pessoas com HIV agora estão no grupo prioritário para vacinação no Brasil

A partir de agora, pessoas com HIV estão no grupo prioritário da vacinação contra covid-19 no Brasil.
O Ministério da Saúde incluiu na lista pessoas que vivem com a doença na faixa etária entre 18 e 59 anos. A medida foi publicada na última terça, 30.
Segundo a nota técnica, o HIV passa a ser considerado uma comorbidade para a Covid-19.
“A partir dessa iniciativa será possível reduzir o impacto da pandemia nesse grupo, especialmente em relação ao risco de hospitalização e óbito, e respeitar o conceito de equidade do SUS (Sistema Único de Saúde)”, afirma o Ministério da Saúde.
A nota diz ainda que a decisão foi tomada considerando “novas evidências científicas publicadas sobre o risco de desfechos negativos da covid-19 em pessoas vivendo com HIV”.
Antes, o programa considerava prioridade apenas as pessoas com HIV que ainda tinham contagem de linfócitos T-CD4+.
Com a alteração, todos os que se encaixam no perfil poderão se vacinar a partir da terceira fase do Plano Nacional de Imunizações (PNI).
Exigências para vacinação
Além da idade, o Ministério da Saúde informou que a pessoa com HIV precisa comprovar a condição apresentando relatório médico, exames, receitas de antirretrovirais e prescrição médica.
Desde janeiro, o HIV já era prioridade no programa de vacinação de pessoas com comorbidades, mas havia a exigência de testes de contagem de linfócitos T CD4 menor que 350.
A partir desta quinta, 1º de abril, os dados das pessoas com HIV serão incluídos no Conecte-SUS.
Por Monique de Carvalho, da redação do Só Notícia Boa – Com informações de Poder 360.

Lua de Morango será vista no Brasil bem no dia do jogo da Seleção contra o Japão
Abandono escolar cai no Brasil e reprovação tem maior queda dos últimos anos; veja motivo
Mãe comemora medalha de matemática do filho após caminhar 3 km por dia ir à escola; vídeo
Brasil e 16 países mandam ajuda para a Venezuela, após o duplo terremoto mais forte da história
Ônibus exclusivos para mulheres, com motoristas femininas, deu certo em Maceió: pioneira
Irmãs mais velhas do mundo são brasileiras, somam 316 anos e recebem título
Passageira adota cachorrinha que se equilibrava em tronco de madeira no rio Amazonas; vídeo
Agricultor idoso doa alimentos todo dia para deixar “pessoas mais felizes”em SC
Calouros 60+ comemoram com farinha aprovação no vestibular da UnB; vídeo
Brasil pega o Japão no mata-mata da Copa: veja quem são os melhores jogadores
Veja o alerta sísmico no celular que salvou milhares de vidas no terremoto na Venezuela