104 idosos tem formatura online na Universidade de Brasília: conquista

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para 104 idosos tem formatura online na Universidade de Brasília: conquista
Foto: reprodução UnB

Mesmo com as dificuldades da pandemia, um grupo de 104 idosos se formou num programa de extensão da Universidade de Brasília, a UnB.

Os estudantes receberam os diplomas de educadores político e social, em gerontologia, no último dia 26, em cerimônia transmitida pela internet.

Eles fazem parte da Universidade do Envelhecer – UniSer -, um projeto da Universidade de Brasília para pessoas com mais de 45 anos que precisam concluir o ciclo de formação com aulas online.

A duração foi de um ano e meio e incluiu atividades nas áreas de direito, esporte, saúde, cultura e teatro, com formação gratuita.

Desafio

“Tínhamos aulas presenciais e de repente passamos para o ensino remoto, que foi uma fase bem difícil de passar. Mas, valeu a pena a experiência”, disse uma das coordenadoras da UniSer, Vera Terezinha Silveira.

O professor Leonardo Costa Pereira, de 39 anos, conta que essa etapa de ensino remoto foi “um grande processo de adaptação”.

“Essa foi a maior dificuldade que sentimos. Adaptamos para uma hora de aula e tivemos uma resposta bem bacana”, comemorou.

O curso tem crescido mesmo com as aulas remotas. Agora em março, segundo a UnB, houve 1,5 mil inscrições para 300 vagas.

Sonho realizado

Ao 70 anos, Maria da Abadia foi uma das formandas do curso. A moradora de Ceilândia disse que realizou um sonho.

Antes da aposentadoria, ela trabalhou como auxiliar de ensino, mas precisou parar para cuidar do neto, que tinha ficado órfão.

“Desde a juventude, eu tinha o desejo de fazer uma faculdade”, comemorou.

Por Andréa Fassina, da redação do Só Notícia Boa – Com informações do G1