Toda a população adulta dos EUA já está sendo vacinada

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Toda a população adulta dos EUA já está sendo vacinada
Um dos pontos de vacinação nos EUA - Foto: Spencer Platt / Getty Images

Chega de dividir a população por idades para receber as doses. Agora toda a população adulta têm direito à vacinação nos EUA.

A medida do governo Joe Biden entrou em vigor nesta segunda, 19 e qualquer pessoa com mais de 16 anos pode suas doses, informou a agência francesa RFI.

A elegibilidade de jovens entre 16 e 30 anos era a etapa que faltava para expandir a vacinação contra a Covid-19 em todos os estados americanos.

Nos Estados Unidos mais de 131 milhões de pessoas já receberam ao menos uma dose de imunizante em menos de 130 dias, de acordo com os dados do Centro de Prevenção e Controle de Doenças americano.

Promessa

A aceleração da vacinação foi uma das promessas de campanha do presidente do país com o maior número de casos e de mortes provocados pelo coronavírus.

Desde que ele assumiu, os EUA saltaram de uma média de 300 mil pessoas vacinadas por dia, no início de janeiro, para mais de 3 milhões recebendo doses da vacina a cada 24h, em abril.

A meta do governo democrata era aplicar 100 milhões de doses de imunizante até os primeiros 100 dias do governo Biden. Uma ambição alcançada ainda em março, quase seis semanas antes do previsto.

De olho nas taxas de aprovação popular, a atual administração segue a estratégia de prometer menos e entregar mais.

Cerca de 30% da população vacinada

Metade dos adultos já recebeu a primeira dose do imunizante e cerca de 30% da população está totalmente vacinada.

NY

Nova York, ex-epicentro da pandemia, está entre os quatro estados americanos onde a vacinação avança mais rapidamente.

A vacina pode ser agendada online ou por telefone. É possível escolher dia, local, hora e qual vacina, de acordo com a disponibilidade.

Comparação com outros países

Os Estados Unidos estão no topo da lista dos países que administraram a maior quantidade de doses de vacinas contra a Covid-19 até o momento, seguidos da China e da Índia.

O Brasil aparece em quinto lugar nesse ranking, de acordo com as informações coletadas pelo Our World in Data.

Já em relação a porcentagem da população vacinada, os Estados Unidos ficam na décima primeira posição, atrás do Chile e de Israel, por exemplo, onde o número de habitantes é significativamente inferior ao americano.

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do Só Notícia Boa – com informações da RFI