Astronautas vão ao espaço com foguete reciclado da SpaceX.[Vídeo]

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Astronautas vão ao espaço com foguete reciclado da SpaceX.[Vídeo]
Foto: NASA/SpaceX

Quatro astronautas fizeram história ao chegar ao espaço a bordo de um foguete totalmente reciclado.

Ele foi lançado pela NASA em parceria com a empresa de Elon Musk, a SpaceX.

Foram os primeiros humanos impulsionados por uma nave totalmente reutilizada. A Space X já havia feito isso com cargas, em 2017.

Tripulação

Os astronautas ‘Crew-2’ Shane Kimbrough, Megan McArthur, Akihiko Hoshide e Thomas Pesquet foram lançados ao espaço pelo mesmo foguete impulsionador Falcon 9, em novembro, na missão Crew 1.

A tripulação internacional, incluindo o primeiro comandante francês e um astronauta da agência espacial japonesa JAXA, decolou na sexta-feira, 23, do Centro Espacial Kennedy na Flórida.

A equipe da Crew Dragon faz uma missão científica de seis meses na estação espacial.

A SpaceX comandará a espaçonave de seu centro de controle de missão em Hawthorne, Califórnia, e a NASA vai monitorar as operações da estação espacial em Houston.

“Tem sido um ano incrível para a NASA e nosso Programa de Tripulação Comercial, com três lançamentos tripulados para a estação espacial desde maio passado”, disse o administrador em exercício da NASA Steve Jurczyk.

“Este é outro marco importante para a NASA, SpaceX e nossos parceiros internacionais na ESA – Agência Espacial Europeia, e JAXA.

“Estou muito orgulhoso da equipe da SpaceX e honrado por fazer parceria com a NASA e ajudar a JAXA e a ESA também. Estamos entusiasmados por fazer parte do avanço do voo espacial humano.”, disse Elon Musk, que é engenheiro-chefe da Space X.

Transmissão ao VIVO

A NASA Television, o NASA App e seu site transmitiram AO VIVO, a abertura da escotilha e a cerimônia de boas-vindas à tripulação a bordo do posto avançado orbital.

A Crew-2 se juntará aos habitantes da ISS, Shannon Walker, Michael Hopkins, Victor Glover e Mark Vande Hei da NASA, bem como Soichi Noguchi da JAXA e os cosmonautas russos Oleg Novitskiy e Pyotr Dubrov.

Por um curto período, o número de tripulantes na estação espacial aumentará para 11 pessoas até que os astronautas da Tripulação-1 Walker, Hopkins, Glover e Noguchi retornem alguns dias depois.

Veja como foi chegada da missão Space X Crew2 à ISS:

Youtube tumbnail video

Por Andréa Fassina, da redação do Só Notícia Boa – Com informações do GNN