Juliette conta que sofre preconceito por ser nordestina e ganha apoio na web

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Juliette conta que sofre preconceito por ser nordestina e ganha apoio na web
Juliette desabafa sobre xenofobia no BBB21 - Foto: reprodução / TVGlobo

Respeito, gente! Juliette Freire (@juliette.freire) levantou um assunto importante no BBB21: o preconceito que muitos brasileiros ainda têm contra o Nordeste e o povo nordestino. Veja o desabafo que ela fez durante o programa:

“Eu sou uma pessoa estudada e tal, mas onde eu chego as pessoas me tratam como analfabeta. É, me tratam como matuta, como burra, em muitos lugares. Eu frequento lugares da alta sociedade em São Paulo, Rio, Brasília. E as pessoas acham que no Nordeste é mato, seca, jumento e analfabeto e não é”, afirmou a paraibana.

E mais, Juliette disse que até hoje é “trolada” por ser nordestina.

“Eu tenho amigos de São Paulo que tentam me trolar até hoje, pessoas estudadas [com] mestrado e doutorado. E ainda fazem piada com [essas] coisas arcaicas, amigos não, colegas”, pontuou.

Para quem não sabe, Juliette, de 31 anos, abandonou o curso de Medicina para dedicar-se ao Direito. Advogada formada em universidade federal, ela estuda para ser delegada e nas horas vagas, a filha caçula de uma cabeleireira e um mecânico, é maquiadora, como hobby.

Instagram

O vídeo, no qual ela conta tudo isso durante o BBB21, foi divulgado no perfil de Juliette no Instagram e teve mais de 1,3 milhão de curtidas e 24,6 mil comentários.

A legenda diz que “Hoje, [Juliette] está em rede nacional provando que a Paraíba é rica em cultura, beleza, história e pessoas”.

E quem assiste ao programa sabe ela que é muito mais. Juliette é uma pessoa conciliadora, de coração grande, que sabe perdoar, mas também sabe bater com classe e usar palavras precisas para se defender quando é ofendida ou agredida.

Não é à toa que em poucos meses de programa, ela já tem 22,3 milhões de seguidores no Instagram, mais do que muitos artistas que estão há anos na mídia.

Apoio na web

Após o desabafo, Juliette recebeu apoio de milhares de pessoas nas redes sociais.

“Juliette voce é muito inteligente, burro é quem pensa”, escreveu um seguidor do Só Notícia Boa no Instagram.

“Muito louvável [a] coragem dela em estar falando sobre preconceito com nós nordestinos, mas na realidade que tem um pensamento desse é medíocre e no mínimo não fez a lição de casa, não viu a riqueza cultural que temos no nordeste”, escreveu outra seguidora.

“A força do estereótipo alimentada ao longo do tempo. Você já viu na TV um personagem medico com sotaque nordestino, mas e uma profissão “menos nobre”? Esse tenho certeza que já viu. Por estas e outras que somos etiquetados por tudo isso que ela falou”, escreveu outro.

Crime

E só pra lembrar: assim como o racismo, xenofobia é crime.

De acordo com a Lei 9459, de 13 de maio de 1997, serão punidos os crimes “resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”.

Assista:

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do Só Notícia Boa