Brasileira é 1ª mulher preta latino-americana a conquistar o topo do Everest

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Brasileira é 1ª mulher preta latino-americana a conquistar o topo do Everest
Aretha Duarte chegou ao topo do Everest no último domingo - Foto: @gtarso_/reprodução

Sim, a brasileira Aretha Duarte, de 37 anos, conseguiu chegar o lugar mais alto do mundo! Agora ela é a 1ª mulher preta latino-americana a conquistar o topo do Everest.

Ela comemorou a vitória no Instagram dizendo: “Eu nunca achei que seria impossível”. Aretha conquistou o sonho da vida dela no último domingo, 23, exatamente às 10:24 (horário Nepales), 01:39 (horário de Brasília).

E não foi fácil. A moradora de Campinas, no interior de São Paulo, recolhia e vendia material reciclável para levantar dinheiro para a viagem, como mostrou o SóNotíciaBoa no ano passado. E no último ano, Aretha travou uma batalha diária de exercícios físicos para adquirir resistência e conseguir escalar o Everest.

“Nenhum sonho é maior que a nossa capacidade de realizá-lo. Essa conquista é nossa, da Aretha e de cada um de vocês, que acreditaram e confiaram nesta mulher sem paralelos e em sua jornada de autotransformação e regeneração socioambiental”, escreveu Aretha Duarte.

Ela contou ao Só Notícia Boa que decidiu fazer a viagem depois de uma foto do Everest que viu em dezembro de 2019 e ficou maravilhada: “eu quero estar nesse lugar. Eu posso estar nesse lugar”, determinou na época.

Emoção

Graduada em Educação Física, com especialização em Fisiologia, Bioquímica, Nutrição e Treinamento Esportivo, Aretha atua no montanhismo e atividades outdoor desde 2004.

Mas a emoção de chegar ao topo do Everest foi a maior de todas, segundo ela:

“Surreal é essa montanha e quanta força sobrenatural foi necessária pra eu chegar e voltar do topo com saúde e segurança. Mas ainda estou “digerindo” essa experiência única e rara que vivi. Então, por enquanto vou deixar registrada aqui a minha gratidão por todo incentivo, apoio, orações e boas vibrações emanadas à mim. Saibam tudo isso foi essencial para o nosso projeto de escalar o Everest fosse realizado com sucesso”, agradeceu.

E Aretha concluiu dizendo: “foi maior desafio físico, emocional e espiritual da minha vida”.

Aretha Duarte em 2020 - Foto: Rosita Belinky

Aretha Duarte em 2020 – Foto: Rosita Belinky

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Aretha Duarte (@aretha_duarte)