Ativistas criam couro vegano feito com água de coco, sem sofrimento animal

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Ativistas criam couro vegano feito com água de coco, sem sofrimento animal
Couro vegano feito de água de coco - Fotos: Malai Biomaterials Design Pvt Ltd

Que ideia fantástica! Dois jovens ativistas conseguiram criar um couro vegano feito com água de coco! E sem qualquer sofrimento de animais.

A ideia inicial de Zuzana Gombosova e Susmith C Suseelan era reduzir o impacto ambiental da pecuária e com o couro vegano eles encontraram a solução que pode revolucionar o mundo da moda.

A startup deles fica na Índia, com sede em Kerala, e se chama Malai Biomaterials Design Pvt Ltd.

O mais incrível é que o couro vegano deles, feito com material biocomposto, tem a aparência e até a textura do couro comum.

“Este material biocomposto flexível tem um ciclo de vida circular. Utilizamos matérias-primas como resíduos de coco, caule de banana, fibra de sisal e fibra de cânhamo, que não requerem nenhum uso de energia ou produtos químicos”, afirmaram.

E explicaram que ele também é biodegradável: “O produto final é biodegradável e pode se decompor em 150 dias. Nosso produto é vegano e ecologicamente correto”,  afirmou Zuzana Gombosova, cofundadora da empresa, em entrevista ao The Better India (TBI).

Os criadores

Zuzana é uma designer eslovaca radicada na Índia, que desenvolveu o material em conjunto com Susmith C Suseelan, um engenheiro de Kerala.

Com uma paixão dos dois pela indústria da moda, com profunda preocupação com o meio ambiente, a dupla passou quase um ano aperfeiçoando o produto e o lançando da empresa.

Os clientes

E a invenção, que nasce de uma drupa (uma fruta com polpa interna e uma semente envolta por uma casca dura), já tem importantes clientes em países da Europa e dos Estados Unidos.

Eles fornecem o couro ecológico para empresas como a Crafting Plastics , TON, Ma -tt-er e Kazeto, que fazem sacolas, bolsas para laptop, cintos, bolsas e mochilas, entre outros.

Bolsas e carteiras feitas com couro vegano - Roupas e bolsas feitas com couro vegano - Foto: Malai Biomaterials Design Pvt Ltd

Bolsas e carteiras feitas com couro vegano – Roupas e bolsas feitas com couro vegano – Foto: Malai Biomaterials Design Pvt Ltd

Roupas e bolsas feitas com couro vegano - Foto: Malai Biomaterials Design Pvt Ltd

Roupas e bolsas feitas com couro vegano – Foto: Malai Biomaterials Design Pvt Ltd

Preparação do couro vegano - Foto: Malai Biomaterials Design Pvt Ltd

Preparação do couro vegano – Foto: Malai Biomaterials Design Pvt Ltd

Zuzana e Susmith, criadores do couro vegano - Foto: Malai Biomaterials Design Pvt Ltd

Zuzana e Susmith, criadores do couro vegano – Foto: Malai Biomaterials Design Pvt Ltd

Com informações do UpSocl