Nasce filha de Harry e Meghan com homenagem a Lady Di e rainha

-
Por Andréa Fassina
Imagem de capa para Nasce filha de Harry e Meghan com homenagem a Lady Di e rainha
Foto: reprodução

Lilibet Diana Mountbatten-Windsor nasceu nesta sexta-feira, 4 de junho, mas, o anúncio só foi feito neste domingo, 6. Ela é filha de Meghan Markle e do príncipe Harry.

O nome de Lilibet Diana Mountbatten-Windsor é uma homenagem à própria rainha Elizabeth II —Lilibet é o apelido carinhoso com o qual a família se dirige à monarca —e à avó, a inesquecível princesa de Gales, Lady Di.

A segunda filha do casal chega dois anos depois de seu irmão mais velho, Archie, que nasceu em Londres em maio de 2019, apenas um ano depois do casamento dos duques de Sussex no castelo de Windsor.

Comunicado

Meghan e Harry anunciaram a chegada da pequena em comunicado. O bebê nasceu em um hospital de Santa Barbara, na Califórnia, EUA.

“Em 4 de junho fomos abençoados com a chegada de nossa filha Lili. Ela é mais do que poderíamos ter imaginado, e continuamos agradecidos pelo amor e as orações que sentimos em todo o mundo”, escreveram os duques no comunicado.

Lilibet é a 11º bisneta da rainha Elizabeth II.  Apesar disso, a família real britânica não se pronunciou nas redes sociais.

Linha sucessória

Ainda que Harry não seja parte efetiva da família real, ele não renunciou aos seus direitos dinásticos. A menina, portanto, ocupa o oitavo lugar na linha de sucessão ao trono após seu avô, o príncipe Charles; seu tio William e seus primos George, Charlotte e Louis; e de seu pai Harry e seu irmão Archie.

O que a pequena não será é princesa. Na polêmica entrevista que Meghan Markle e Harry da Inglaterra concederam a Oprah Winfrey em março, a ex-atriz se queixou de que o palácio real não quis conceder a Archie o título de príncipe quando nasceu e que isso prejudicou suas opções em relação à segurança do garoto.

Uma lei de 1917, entretanto, diz que os filhos e netos do soberano têm direito ao título de príncipe – da mesma forma que têm direito a renunciar a ele, mas não seus bisnetos, como seria o caso de Archie e de sua irmã mais nova.

Os filhos de William podem ser príncipes porque ele é o herdeiro direto ao trono.

E, quando Charles for rei, aí sim os filhos de Harry também poderão ser príncipes, se eles e seus pais, caso sejam menores de idade, o desejarem.

Parabéns do irmão

O Príncipe William e Kate Middleton parabenizaram Harry e Meghan Markle pelo nascimento da filha caçula do casal, Lilibet Diana.

Em comunicado compartilhado no perfil deles no Instagram, William e Kate disseram que estão encantados com a chegada da pequena à família.

Veja:

Com informações do El País