Artistas brasileiros fazem apelo: “Pare pelo meio ambiente”

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Artistas brasileiros fazem apelo: “Pare pelo meio ambiente”
A campanha 'Pare pelo Meio Ambiente' reuniu celebridades brasileiras em apelo pelos nossos biomas - Foto: divulgação

Uma lista repleta de nomes importantes da música, cinema e televisão. Diversas celebridades se uniram por uma causa mais que justa nesta semana: proteger os biomas brasileiros.

A campanha ‘Pare pelo Meio Ambiente’ tem missão de divulgar uma petição, pedindo mais atenção para o nosso meio ambiente. Entre os nomes estão Xuxa, Anitta, Lázaro Ramos, Caetano Veloso, entre outros.

O manifesto foi lançado no final de semana, quando se comemorou o Dia Nacional do Meio Ambiente. Em uma transmissão ao vivo, os artistas deram depoimentos e refletiram sobre os cuidados necessários para a Floresta Amazônica e outras áreas verdes do país.

Apelo social

O manifesto lançado, segundo os organizadores, não tem caráter exclusivamente político, apesar de se dirigir às autoridades do governo federal.

A intenção é chamar atenção da população brasileira e da comunidade internacional, fazendo um apelo aos líderes mundiais para salvar esses biomas, que hoje estão em grande risco de extinção.

A iniciativa pede que acordos multilaterais com o Brasil sejam legalmente vinculados à proteção do clima, da biodiversidade e dos direitos humanos no país.

Engajamento

Diversas celebridades abraçaram a causa voluntariamente. Além dos nomes já citados, foi possível ver depoimento também de Xico Sá, Padre Júlio Lancelotti, Luiza Mel, Sonia Guajajara, Célia Xakriabá, Laerte, Rita Von Hunty, Samantha Schmútz, Kiko Goifman, Sâmia Bonfim, Astrid Fontenelle, Tico Santa Cruz, Bruna Lombardi, David Miranda e Alessandra Negrini.

“O Brasil vive um dos piores momentos de sua história em relação às políticas socioambientais. A Amazônia, o Pantanal e outros biomas estão em sério risco por causa dos desmatamentos, das queimadas criminosas, do garimpo e outras ameaças à biodiversidade e aos povos que vivem na floresta”, destaca o site do movimento.

Além da transmissão ao vivo, os organizadores liberaram um vídeo-manifesto chamado “O Pulmão do Mundo é Indígena”, protagonizado pela poeta Célia Xakriaba.

Para assinar o manifesto e ter mais informações sobre a iniciativa, inclusive a íntegra do documento, basta acessar o site oficial da campanha “Pare pelo Meio Ambiente” ou a plataforma da Change.

Veja como foi a transmissão ao vivo da campanha:

Youtube tumbnail video

 

Algumas celebridades que participaram da campanha. - Foto: divulgação

Algumas celebridades que participaram da campanha. – Foto: divulgação

Algumas celebridades que participaram da campanha. - Foto: divulgação

Algumas celebridades que participaram da campanha. – Foto: divulgação