Marinheiros russos salvam cão preso em geleira no Ártico. Assista

-
Por Andréa Fassina
Imagem de capa para Marinheiros russos salvam cão preso em geleira no Ártico. Assista
Foto: Gazpromneft-Yamal

A tripulação de um navio quebra-gelo russo fez uma operação incrível para resgatar um filhote perdido, por mais de uma semana, numa geleira do Ártico. (vídeo do resgate abaixo)

Aika, de apenas um ano, havia fugido de casa e foi parar nas rachaduras da região na Costa Ártica Russa.

Foi quando os marinheiros a bordo do navio Alexander Sannikov a avistaram e a resgataram, na semana passada, quando já tinha rachaduras na superfície e a vida dela corria sérios riscos.

Buscas 

Aika, é da raça samoieda e vive na vila de Mys Kamenniy. Ela fugiu por uma porta aberta no dia 21 de maio, segundo a dona Svetiana Chershneva à imprensa russa.

A busca pela cachorrinha durou vários dias em toda a aldeia. A família já tinha até se acostumado ao fato de que o filhote teria partido para sempre, principalmente porque o gelo já estava se partindo após o período de frio.

Mas os trabalhadores da Gazpromneft-Yamal a bordo do navio quebra-gelo Alexander Sannikov avistaram Aika: era um pontinho branco no gelo na semana passada.

Ela estava próxima de um terminal de petróleo no Golfo Ob. No entanto, estava numa zona de rachaduras e não havia como voltar para um local firme.

Resgate

“Investigamos todas as possibilidades sobre como tirar o animal do gelo e colocamos uma escada para que ele viesse a bordo.

Mais tarde, usamos nossos comunicadores para entrar em contato com o moradores do local, encontramos o dono e, algumas horas depois, ele foi devolvido em segurança à aldeia”, contou Yevgeny Nagibin, um dos tripulantes.

Após subir a bordo, ela foi levada em segurança à vila, onde donos procuravam por ela havia uma semana.

A dona de Aika, Chereshneva disse conta que a cachorrinha passou seu primeiro dia em casa dormindo depois de sua longa jornada. Desde então, o apetite e o bom humor dela voltaram.

“Mas depois de todas essas aventuras, ela não se afasta mais de nós e não tem pressa em sair de casa”, disse Chereshneva.

Não é a primeira vez que a tripulação do Alexander Sannikov salva uma vida: em dezembro, eles resgatam dois snowmobilers, motoqueiros de neve. O veículo deles caiu no gelo do Golfo de Ob, depois que eles passaram por uma fenda.

Assista ao vídeo que mostra Aika abanando o rabo ao se aproximar da embarcação mancando, porque teve as patinhas laceradas pelo gelo. Veja o resgate com imagens de um drone:

Youtube tumbnail video

Com informações The Moscow Times