Sai lista dos países líderes no ranking do chamado ‘futuro verde’

-
Por Andréa Fassina
Imagem de capa para Sai lista dos países líderes no ranking do chamado ‘futuro verde’
Entre os países mais verdes do mundo em termos de compromisso estão Islândia, Dinamarca, Noruega e França - Foto: reproduçao Unsplash

Quais são os países que estão em progresso para um futuro verde e sustentável para o nosso planeta?

De acordo com a edição 2021 do Green Future Index , os países mais verdes do mundo em termos de compromisso são Islândia, Dinamarca, Noruega e França.

O Brasil está em 32º lugar, em posição mediana, mas, em progresso, segundo os dados da lista verde.

Avanços

Com a Islândia buscando a neutralidade de carbono até 2040, a Dinamarca e a Noruega se afastando dos combustíveis fósseis e o enorme investimento da França no desenvolvimento da indústria de hidrogênio, a Europa está avançando como um potencial futuro líder em questões ambientais.

Mesmo assim, ainda o Top 10 dos países líderes em termos de compromisso ainda marcam pouco mais da metade dos pontos disponíveis atribuídos.

Produzido pelo MIT Technology Review, a edição 2021 do Green Future Index , que classifica 76 países ao redor do mundo de acordo com seu compromisso ambiental, coloca a França em quarto lugar, atrás de três países nórdicos, Islândia, Dinamarca e Noruega.

Destaques e ações

Esses países se destacam principalmente pela produção de energia renovável. Para a França, é a importância atribuída ao hidrogênio que lhe confere o quarto lugar no ranking.

Na verdade, a França supera outros países como Alemanha (11º), Suécia (12º), Canadá (14º) e Estados Unidos (40º) graças, em parte, às suas ações no nível político e aos investimentos que pretende fazer uma “recuperação verde”.

As últimas posições desse índice são ocupadas principalmente por países produtores de petróleo e gás, como Arábia Saudita, Kuwait, Argélia, Rússia, Irã e Catar.

Para estabelecer esta classificação, o Índice de Futuro Verde é baseado em cinco pontos-chave relacionados a um país, incluindo: Emissões de CO2, transição de energia, sociedade verde ou compromisso ecológico dos cidadãos, inovações em energia “limpa”e políticas climáticas.

Veja o top 10:

  1. Islândia 6,5 ​​Europa, Ásia Central
  2. Dinamarca 6.4 Europa, Ásia Central
  3. Noruega 6,2 Europa, Ásia Central
  4. França 6 Europa, Ásia Central
  5. Irlanda 6 Europa, Ásia Central
  6. Finlândia 5,9 Europa, Ásia Central
  7. Costa Rica 5,8 América Latina, Caribe
  8. Nova Zelândia 5.7 Leste Asiático, Pacífico
  9. Bélgica 5,6 Europa, Ásia Central
  10. Holanda 5.6 Europa, Ásia Central

Com informações do Bright Vibes