Motorista muda rota do ônibus para ajudar passageira cadeirante

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Motorista muda rota do ônibus para ajudar passageira cadeirante
Leia e o motorista Gaúcho, que desvio da rota para deixá-la em segurança - Foto: Reprodução/BNT-PG

Sobre empatia e gentileza. Um motorista mudou a rota do ônibus para ajudar uma passageira cadeirante a chegar com segurança no local onde ela precisava descer.

A boa ação foi neste fim de semana na Praia Grande, na Região Metropolitana da Baixada Santista. Além de aplaudido, o “Gaúcho”, como é conhecido, recebeu elogios nas redes sociais.

A passageira Leia Santos, de 32 anos, ia para um passeio com a família no “Portinho”, um espaço de lazer que fica próximo a uma das entradas da cidade.

Ela só anda de cadeira de rodas porque tem distrofia muscular, uma doença genética que causa a perda progressiva de força da musculatura esquelética e prejudica os movimentos.

Leia embarcou em um ônibus adaptado da linha municipal 98, que estava sendo dirigido pelo “Gaúcho”.

Conversa com o motorista

O motorista perguntou onde Leia iria desembarcar e ela respondeu que iria descer no Shopping Litoral Plaza – centro de compras localizado numa via expressa de difícil acesso para pedestres e ciclistas.

Só que para chegar lá, Leia teria que atravessar a via de alta velocidade com sua cadeira de rodas, já que as “calçadas” por lá não são acessíveis.

Pensando na segurança da passageira, o motorista ofereceu ajuda e disse que a levaria até o “portinho”, após desembarcar os demais passageiros na rota.

Pedido para a chefia

Leia ficou surpresa quando ouviu o motorista informando ao supervisor dele que precisaria fazer uma rota diferente para ajudar uma passageira a chegar em segurança.

“Ele disse que o local onde iriamos descer (em frente ao shopping) era muito distante, perigoso e o acesso com a cadeira de rodas seria difícil. […] Disse que faria a rota dele deixando os passageiros e na volta entraria no Portinho para poder me desembarcar com segurança”, contou a passageira.

Recebido com palmas 

Leia contou que quando parou o ônibus no Portinho, “Gaúcho” foi recebido com palmas pela família dela e outras pessoas que presenciaram a cena.

A família de Leia tinha ido com veículos próprios, que não comportam a cadeira de rodas dela montada.

“Eu não ando de Uber e nem de táxi pois a minha distrofia muscular causa muitas dores e os meus ossos são fracos, o que impossibilita de sair da cadeira de rodas. Em casa eu tenho um aparelho que me possibilita fazer as transferências de forma segura”, explicou.

Além dos aplausos no Portinho, Gaúcho também recebeu elogios nas redes sociais.

Internautas ficaram comovidos com a atitude do motorista. Um deles escreveu:

“Não esperava outra atitude a não ser esta do Gaúcho, uma pessoa do bem e que demonstrou em um ato nobre, empatia pelo próximo”.

O ônibus adaptado que atende a região - Foto: Reprodução/BNT-PG

O ônibus adaptado que atende a região – Foto: Reprodução/BNT-PG

Leia e o motorista Gaúcho, que desvio da rota para deixá-la em segurança - Foto: Reprodução/BNT-PG

Leia e o Gaúcho, que desvio da rota para deixá-la em segurança – Foto: Reprodução/BNT-PG

Com informações da BNT-PG