Tita Tavares quer levantar casa e abrir escola de surfe para ajudar jovens

Tita Tavares sonha em abrir escolinha de surfe e reconstruir a casa, condenada pela defesa civil - Foto: Diário do Nordeste
Tita Tavares sonha em abrir escolinha de surfe e reconstruir a casa, condenada pela defesa civil - Foto: Diário do Nordeste

Maria das Graças Tavares Brito Filha, a Tita Tavares, é uma verdadeira lenda do surfe brasileiro. A tetracampeã, é referência para muitos jovens atletas mesmo estando longe das águas desde 2008 por problemas de saúde.  (vídeo abaixo)

Sem recursos, Tita hoje precisa de ajuda. Lançamos uma campanha para que ela consiga reerguer a casa onde mora, além de abrir uma escolinha de surfe para ajudar jovens de Fortaleza. Faça uma contribuição no Só Vaquinha Boa!

Hoje Tita passa por diversas dificuldades, principalmente financeiras. Com as poucas economias que tinha, a atleta iniciou uma obra no imóvel onde mora há 30 anos. Só que a casa foi condenada pela defesa civil, e colocada abaixo para ajuste na construção.

Referência nacional

Tita Tavares chegou a ocupar a quarta posição no ranking das melhores do mundo enquanto estava na ativa.

Em 1996, foi a primeira mulher a arrancar um 10 unânime dos juízes do WQS – divisão que dá acesso à elite do surf mundial, do qual é bicampeã.

Financeiramente, o esporte sempre rendeu para Tita o sustento dela e da família. A surfista viveu bem com a fama, mas uma doença na tireoide tirou a surfista da água. A partir daí, começou a faltar dinheiro, ela perdeu patrocínios e as dificuldades surgiram.

“Problemas de saúde me afastaram do que mais amo fazer: surfar. Representei o meu país internacionalmente, trouxe títulos e fiz muita gente se alegrar com as minhas vitórias”, diz a atleta.

Reforma da casa

Com a estrutura do imóvel comprometida, Tita recebeu uma notificação da defesa civil, para que a casa fosse demolida e reconstruída.

Para reerguer o imóvel, a surfista então iniciou uma vaquinha em 2020, mas não arrecadou os valores necessários.

“Hoje, sem poder surfar, tratando do problema de tiroide, meu sonho é ter um lugar pra morar. Minha casinha foi condenada por causa da estrutura, precisei demolir e começar do zero. Esse dinheiro vai me ajudar a ter dignidade na moradia”, disse a atleta ao Só Vaquinha Boa.

Escolinha de surfe

Tita viveu todos esses anos na periferia de Fortaleza e sabe o quanto o esporte pode ajudar crianças e jovens a não entrarem na marginalidade.

Além de reconstruir a casa, Tita ainda tem um grande sonho: abrir uma escolinha de surfe para os jovens locais. “Poder ensinar as crianças a arte do surfe é o meu grande sonho”, explica.

Hoje, Tita, vive com a renda de um salário mínimo, conquistado com o trabalho no projeto “Juventude na onda”. “Tenho certeza que juntos somos fortes, e eu vou dar a volta por cima”, – finalizou.

Tita precisa de 90 mil para reerguer a casa onde mora e abrir a escolinha de surfe juvenil em Fortaleza. Todo o dinheiro arrecado com a vaquinha vai para esses dois propósitos dela.

Vamos ajudar nossa atleta a reconstruir a vida e os sonhos dela?  Acesse o Só Vaquinha Boa e faça a sua contribuição.

Tita mostra casa a ser reformada - Foto: Diário do Nordeste
Tita mostra casa a ser reformada – Foto: Diário do Nordeste
Surfista é referência no esporte nacional - Foto: Diário do Nordeste
Surfista é referência no esporte nacional – Foto: Diário do Nordeste