Fenômeno raro ‘Lua Azul’ vai aparecer na semana que vem

2520
A segunda lua cheia do mês aparecerá entre os dias 21 e 22 de agosto e é conhecida como Lua Azul Foto: reprodução
A segunda lua cheia do mês aparecerá entre os dias 21 e 22 de agosto e é conhecida como Lua Azul Foto: reprodução

A Lua cheia mais aguardada de agosto é a Lua Azul, mas apesar de o nome não ter relação com a cor, os astrônomos admitem que isso pode ocorrer em alguns casos.

Trata-se de uma fenômeno raro, porque este mês, ao invés de uma lua cheia, teremos duas luas cheias. É que p ciclo lunar e o calendário não estão devidamente sincronizados.

O nome ‘blue moon’ vem da expressão americana ‘uma vez em cada luz azul’, o que significa algo muito raro. A próxima lua azul sazonal aparecerá em 19 de agosto de 2024, de acordo com TimeAndDate.com.

Calendário

A Lua Azul vai aparecer no céu entre os dias 21 e 22 de agosto, sábado e domingo. É a terceira Lua cheia de uma estação com quatro luas cheias.

Ao mesmo tempo vai ocorrer a conjunção entre a Lua e Júpiter. O planeta estará exatamente acima da Lua e é só olhar para o leste e observar. A lua atingirá o pico de iluminação, aparecendo como um círculo perfeito no céu.

Lua Azul

A lua cheia em agosto é comumente chamada de lua de esturjão porque as tribos nativas americanas já consideravam essa época nobre para pescar peixes gigantes nos lagos do continente.

Como a lua de esturjão deste ano é a terceira das quatro luas cheias no verão do hemisfério norte – e no inverno do hemisfério sul – ela também é conhecida como “lua azul”.

Existe lua azul?

Às vezes a lua realmente parece azul, embora esse fenômeno seja incomum e ocorra apenas em condições específicas.

A lua pode parecer azul quando a atmosfera acima de um determinado local é preenchida com cinzas ou partículas de poeira do tamanho certo, de acordo com SpaceWeather.com.

Essas partículas podem espalhar a luz vermelha refletida na lua de tal forma que ela pareça azul.

Assim, em circunstâncias incrivelmente raras, é possível que uma lua azul sazonal, ou mensal, possa realmente aparecer em tons de azul em alguns locais.

Com informações da Newsweek