Maranhense faz 120 anos e família pede reconhecimento do Guinness

Dona Belinha completou 120 anos e tem dois anos a mais que a japonesa mais velha do mundo, Tanaka, de 118 anos, segundo a edição 2019, do Guinness Book.
A idade avançada despertou nos familiares o interesse em buscar o reconhecimento do Guinness. Duas brasileiras também já reivindicaram o posto no ano passado: uma baiana e outra alagoana.
Isabel Alves de Carvalho fez aniversário no último domingo, 15 e é a moradora mais velha de Bacabal, cidade a 252 km de São Luís, no Maranhão. Querida por todos, ela ganhou duas festas.
Saúde
Dona Belinha nasceu em 15 de agosto de 1901, no primeiro ano do século XX, na cidade maranhense de Coelho Neto, mas foi registrada em Caxias.
Por causa da idade avançada, a centenária desenvolveu problemas de saúde, como perda de visão, de audição e falta de locomoção.
Além disso, ela vive sob cuidados médicos por causa do Alzheimer. Mesmo assim, Dona Belinha não esqueceu passagens bíblicas e orações.
Segundo o filho, a idosa, que é evangélica há mais de 50 anos, faz os agradecimentos todos os dias antes das refeições. O segredo é a gratidão.
Família
A centenária não teve filhos biológicos, mas foi responsável pela criação e educação de cinco sobrinhos. Dois deles ainda vivem com Dona Belinha e hoje retribuem o cuidado que a tia que os criou como mãe teve por eles.
Segundo a família, Isabel Alves casou-se aos 14 anos e após o casamento engravidou. Devido a complicações na sua única gestação, a criança que era uma menina, nasceu sem vida.
Após a perda, Isabel e o marido, se mudaram para a cidade maranhense de Coroatá, onde viveram juntos por 30 anos até a separação. A família afirma, que na época, Dona Belinha era vítima de agressões domésticas.
Em 1975, Isabel Alves decidiu morar em Bacabal, cidade onde vive até hoje. Ela trabalhou vendendo comida no mercado central da cidade, por mais de 20 anos, onde ganhou o apelido carinhoso de ‘Dona Belinha’, no qual é reconhecida até hoje.
Aniversário tradicional
As comemorações pelo aniversário de Dona Belinha já se tornaram tradição na vizinhança. Todos os anos, os familiares e amigos se reúnem e fazem vaquinha para festejar a data.
A idosa também despertou carinho dos moradores mais recentes. Há menos de cinco anos, Josilea Matos se mudou para o local e fez amizade com Dona Belinha, e hoje ela é uma das organizadoras do tradicional aniversário da centenária de Bacabal.
Com informações MA 98

Flagrante: pai salva dois filhos que se afogavam na piscina de casa; vídeo
NetFlix confirma: Caramelo bateu recorde histórico no top 10 global
Moradores ajudam a salvar mulher que caiu com carro no rio em SC; vídeo
Jovem médico se emociona com presente simples que recebeu de paciente idosa; gratidão
Robert Plant no Brasil: começa venda de ingressos da turnê do vocalista do Led Zeppelin
Última Superlua do ano é nesta quinta; veja melhor horário
Veneno de escorpião poderá ser usado para combater câncer de mama; estudo brasileiro
Brasil zera transmissão do HIV de mãe para filho; menor índice de mortes por Aids em 30 anos
Herói: paramédico de folga salva menina de incêndio em casa
Bombeiros salvam mulher que teve parada cardíaca após atropelamento no DF
Tocar e ouvir música pode reduzir demência em 35%, em idosos, revela estudo
Mariah Carey passa Taylor Swift e lidera ranking de streaming com sucesso de Natal