Cientista descobre maneira de detectar câncer de cólon precoce

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Cientista descobre maneira de detectar câncer de cólon precoce
Dr. Sagar Sengupta encontrou uma forma mais simples de identificar o câncer de cólon - Foto: Pixabay

Cientistas descobriram uma nova maneira de identificar o câncer de cólon de forma precoce, quando a doença no estágio 1, por meio de exames de laboratório, para possa ser tratada logo com mais chance de cura.

O câncer de cólon é um tipo comum de tumor, mas o diagnóstico ainda é dificultado. Muitos pacientes só conseguem identificar a doença em estágios mais avançados.

E um cientista indiano desenvolveu um exame que aponta precocemente quando há ou não incidência da doença. O Dr. Sagar Sengupta do Instituto Nacional de Imunologia, que lidera o estudo, disse que o diagnóstico é “tão simples quanto identificar uma diabetes” e pode salvar muitas vidas.

Moléculas de RNA

O diagnóstico é feito a partir de moléculas de microRNA. A técnica utiliza fitas simples de RNA, que conseguem identificar uma proteína presente no câncer de cólon já no primeiro estágio da doença.

A equipe do Dr. Sagar Sengupta agora está trabalhando em parceria com o Universidade de Estrasburgo, na França, para juntos transformarem o teste em um exame de sangue comum.

Como os primeiros testes deram resultados positivos, a expectativa da equipe é levar a novidade o mais breve possível para dentro dos hospitais.

Câncer de cólon no Brasil

Segundo dados do INCA, no Brasil temos uma incidência de 20.540 casos de câncer de cólon e reto em homens e 20.470 em mulheres.

Isso representa a um risco estimado de 19,64 casos novos a cada 100 mil homens e 19,03 para cada 100 mil mulheres.

Com informações de The Logical Indian