Influencer brasileira com Down faz Google mudar definição da síndrome

A influencer brasileira Vitória Mesquita, uma jovem de 22 anos com Down, já mostrada aqui no Só Notícia Boa, fez história no Google!
Após uma mobilização na web, a influenciadora do Distrito Federal conseguiu que o buscador alterasse de “doença” para “condição genética”, o significado de Síndrome de Down.
Com a campanha #AtualizaGoogle, ela viralizou, conseguiu chamar atenção da equipe do maior site de buscas do mundo e o termo foi alterado!
Segundo Vitória, essa é uma conquista que deveria ser comemorada por todos, já que os resultados criam “um estereótipo falso, ainda gerava capacitismo, ao fazer com que a sociedade veja essas pessoas como menos capazes”.
“Imagine um jovem que fazia pesquisa sobre a condição de um colega de classe com Down e lê que ele é uma pessoa doente e com distúrbio? Ou mesmo uma mãe à espera de uma criança com síndrome de Down imaginar que terá um filho doente e que a culpa seria dela? As informações, como estavam na plataforma, levavam algumas pessoas a pensarem dessa forma”, ensinou a influencer.
Conteúdo de parceiros
O Google aceitou a mudança e justificou o erro anterior. Disse que todo conteúdo destacado nos painéis de informações sobre questões de saúde vem de parceiros com os quais a empresa trabalha em todo o mundo. No caso da definição brasileira, o conteúdo compartilhado é do Hospital Israelita Albert Einstein.
O Google também informa que os usuários da plataforma podem relatar, a qualquer momento, sobre informações incorretas ou desatualizadas, ajudando a melhorar os resultados das buscas.
E foi o que a Vitória fez! Percebendo o erro, ela fez questão de solicitar a alteração do termo. Como houve a demora na resposta, a influencer então criou a campanha.
Adesão da campanha
O vídeo produzido por Vitória foi compartilhado por milhares de pessoas. Uma delas, o senador e ex-jogador de futebol Romário, que tem a filha Ivy também com síndrome de Down.
“A mudança do termo é uma imensa vitória, especialmente quando se trata do maior site de buscas do mundo. O Google, hoje, funciona como uma porta de entrada para o conhecimento. Usar o termo correto é fundamental para não desinformar as pessoas, ou reforçar estereótipos negativos”, disse Romário.
Luta continua
Segundo Vitória, essa é a primeira de muitas conquistas que ela que alcançar. O caminho é longo, mas ela quer começar a mudança de perto, lutando por igualdade no Distrito Federal.
As principais dificuldades enfrentadas são a ausência de oportunidades no mercado de trabalho e a falta de conhecimento, que impedem que pessoas com síndrome de Down sejam consideradas como indivíduos com características e capacidades únicas.
Veja a publicação feita por Vitória, explicando a campanha:
.
Com informações de Metrópoles

Após 55 anos e teste de DNA, homem que viveu em orfanato descobre o pai e conhece 60 parentes
Veja como está a árvore de pequi preservada no meio de uma avenida de Tocantins, 6 anos depois
Cadela Meg ajuda bombeiros a encontrar idosa com Alzheimer desaparecida na mata em MG
Após 44 anos em zoológico, elefante Sandro vai para santuário no MT em setembro
Homem faz triciclo virar ‘refeitório móvel’ e alimenta animais que vivem nas ruas nas Filipinas; vídeo
Menina de 9 anos pede para doar mochila a colega que usava uma rasgada, em Salvador; vídeo
Idoso com Down de SP faz 80 anos e ganha título de “o mais longevo do Brasil”, vídeo
Bitelo, ex-servente de pedreiro brasileiro, levanta 420 kg e é aplaudido por astro de Game of Thrones; vídeo
Glória Menezes parte aos 91, cinco anos depois do grande amor Tarcísio Meira; juntos para sempre
Laura Cardoso: relembre grandes personagens que ficaram na memória dos brasileiros
Veja como será a 1ª Universidade Federal do Esporte, no DF; aulas devem começar em 2027