Freddie Mercury escreveu clássico em 10 minutos, na banheira

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Freddie Mercury escreveu clássico em 10 minutos, na banheira
Freddie Mercury criou em 10 minutos, numa banheira, “Crazy Little Thing Called Love”, grande clássico do Queen - Foto: Queen live in 1981 - Vander / Youtube

Freddie Mercury era realmente um gênio e a gente não para de descobrir detalhes da grande obra que ele deixou. Acredita que ele escreveu em apenas 10 minutos, e na banheira, um dos maiores clássicos do Queen?

“Crazy Little Thing Called Love” foi criada pelo rei da voz durante um banho em Munique, na Alemanha. A revelação foi feita pelo baterista da banda, Roger Taylor.

“A primeira coisa que fizemos foi ‘Crazy Little Thing’, e Fred escreveu a música na banheira em cerca de dez minutos,” disse Taylor no último episódio da série Queen The Greatest, disponível no Youtube.

A inspiração

Para compor “Crazy Little Thing”, Freddie se inspirou no rei Elvis Presley.

A revelação foi feita pelo também colega de banda, guitarrista Brian May.

Ele contou que Freddie decidiu homenagear o astro do rock.

“[Mercury] gostava muito de Elvis e de Cliff, devo dizer, também. Sim, Freddie escreveu muito rapidamente, correu e desenvolveu com os meninos. Quando cheguei lá, estava quase pronto.”

A gravação

Em 1979, a banda foi para o estúdio Musicland, em Munique, para trabalhar com o engenheiro de som Reinhold Mack. Ele era conhecido por desenvolver canções do zero durante as sessões de gravação.

“E eu acho que os sons que Mack conseguiu obter, esses sons muito elementares, reais, muito reais, sons ambientes no estúdio tiveram uma grande contribuição a dar. Parece muito autêntico, tudo [na música] é como um som original do rock and roll”, contou Brian May.

Sucesso imediato

“Crazy Little Thing” alcançou o primeiro lugar das paradas musicais nos Estados Unidos e na Austrália antes mesmo de o Queen terminar as gravações do oitavo disco da carreira, The Game (1980).

“Nós ainda estávamos fazendo o álbum, não tínhamos nem quase terminado o álbum. Estávamos indo para Munique, alguém veio e disse: ‘Oh, ele atingiu o número um nos EUA.’ Nós reagimos: ‘Sim! Mais bebidas,’” disse Taylor.

E eles nem imaginavam que mais de 40 anos depois a música ainda agradaria tanta gente.

Se estivesse vivo, Mercury teria completado 75 anos agora em 2021.

Relembre o clipe de “Crazy Little Thing Called Love”:

Com informações da RollingStone