Cão brasileiro ‘superdotado’ é destaque em estudo sobre memória

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Cão brasileiro ‘superdotado’ é destaque em estudo sobre memória
Gaia é um cão brasileiro superdotado que consegue memorizar nomes de brinquedos em tempo recorde - Foto: arquivo pessoal

A border collie Gaia, de 2 anos, é um cão brasileiro “superdotado” que se destacou em um estudo sobre memória, feito por pesquisadores da Universidade Eötvös Loránd, em Budapeste, na Hungria.

A pesquisa reuniu cães, considerados “geniais”, por conseguirem aprender nomes de até 100 brinquedos. Gaia memorizou 37 objetos em apenas três meses.

Quando a cadelinha e a dona, Isabella, participaram do desafio, Gaia já sabia os nomes de 24 brinquedos. Hoje, ela tem mais de 80 brinquedos em sua coleção.

A pesquisa foi publicada na revista britânica Royal Society Open Science.

Aprendizado

A pesquisa mostra que a capacidade de aprendizado desses cães pode ser comparada com a de bebês humanos que estão iniciando a formação de vocabulário, por volta dos 18 meses de idade.

Gaia e os outros integrantes do grupo de cães geniais aprenderam até 12 novos nomes a cada semana, sendo capaz de lembrá-los por dois meses, em média.

A pesquisa

Para acompanhar mais diretamente o processo, durante a pesquisa foram instaladas câmeras nas casas dos tutores, para que o comportamento dos cães fosse monitorado.

Os nomes dos brinquedos novos foram escolhidos aleatoriamente a partir de sugestões de pessoas que acompanham o projeto nas redes sociais. A única restrição era que eles não podiam soar semelhantes a nenhum dos brinquedos que os cachorros já tinham.

Segundo Claudia Fugazza, chefe da equipe de pesquisa, os pets conseguiram memorizar o nome de um brinquedo depois de ouvi-lo por apenas quatro vezes, o que é considerado genial. “Esses cães talentosos podem aprender novos nomes de brinquedos em uma velocidade notável”, disse.

Raças em destaque

Além de border collies, a pesquisa identificou outras raças, como pastores alemães, pastores australianos e cães de raça mista também com boa capacidade de memorização de nomes de brinquedos.

Com o final da análise, os pesquisadores querem abrir um novo grupo, com mais raças para a realização de um novo experimento.

Gaia e alguns brinquedos trabalhados na pesquisa - Foto: Shany Dror

Gaia e alguns brinquedos trabalhados na pesquisa – Foto: Shany Dror

Gaia e a tutora, Isabella - Foto: Shany Dror

Gaia e a tutora, Isabella – Foto: Shany Dror

Com informações de As Aventuras na História