Sobrinha encontra tio após 38 anos pela lista de vacinados da covid

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Sobrinha encontra tio após 38 anos pela lista de vacinados da covid
Idoso fez vídeo chamada com familiares que não via há 38 anos. — Foto: Gabriela Bernardes/Reprodução

Foi através da lista de vacinados contra a covid-19, disponibilizada publicamente pelo SUS, que uma sobrinha conseguiu encontrar o tio, que não tinha notícias há quase 40 anos.

Seu João, de 88 anos, vive em Aquidauana, no Mato Grosso do Sul e perdeu o contato com a família. Ele sempre comentava sobre a vontade de rever o irmão.

“Eu trabalho no SUS há 25 anos e desde 2015 estou na ouvidoria. Te falo que nunca escutei uma história deste tipo e foi um fato inusitado, já que a lista de vacinação ajudou nesse reencontro” afirmou o servidor Luiz Torres, de 54 anos.

Luiz contou que a sobrinha do Seu João buscava o tio a pedido do pai, que é irmão do idoso. A ideia de encontrá-lo através da lista de vacinados, veio quando as secretarias de saúde tornaram a relação aberta para consulta.

“Desta forma, a sobrinha dela fez uma busca e achou o nome dele e a cidade onde ele estaria”, explicou Luiz.

A partir daí o processo foi bem mais simplificado. Luiz buscou no cadastro o endereço do Seu João e enviou uma assistente social para averiguar se era a mesma pessoa que queria encontrar.

Luiz lembra que mandou uma foto do irmão do idoso e a resposta da agente foi de muita surpresa com semelhança entre ambos.

“Ela disse: Meu Deus, eles são iguaizinhos! Não tem como dizer que não é parente…parecem até gêmeos! E aí eu pedi a ela para checar também como ele estava de saúde, até emocionalmente, principalmente porque receberia a notícia”, comentou.

Reencontro

O reencontro pessoalmente ainda não aconteceu, mas a família já programa a viagem. Por enquanto, Seu João tem falado com a sobrinha e o irmão por vídeochamada e conta que cada ligação é muito emocionante.

Os familiares se reencontraram de forma virtual. — Foto: Gabriela Bernardes/Reprodução

Os familiares se reencontraram de forma virtual. — Foto: Gabriela Bernardes/Reprodução

Com informações de O Progresso