Sobrinha encontra tio após 38 anos pela lista de vacinados da covid

550
Idoso fez vídeo chamada com familiares que não via há 38 anos. — Foto: Gabriela Bernardes/Reprodução
Idoso fez vídeo chamada com familiares que não via há 38 anos. — Foto: Gabriela Bernardes/Reprodução

Foi através da lista de vacinados contra a covid-19, disponibilizada publicamente pelo SUS, que uma sobrinha conseguiu encontrar o tio, que não tinha notícias há quase 40 anos.

Seu João, de 88 anos, vive em Aquidauana, no Mato Grosso do Sul e perdeu o contato com a família. Ele sempre comentava sobre a vontade de rever o irmão.

“Eu trabalho no SUS há 25 anos e desde 2015 estou na ouvidoria. Te falo que nunca escutei uma história deste tipo e foi um fato inusitado, já que a lista de vacinação ajudou nesse reencontro” afirmou o servidor Luiz Torres, de 54 anos.

Luiz contou que a sobrinha do Seu João buscava o tio a pedido do pai, que é irmão do idoso. A ideia de encontrá-lo através da lista de vacinados, veio quando as secretarias de saúde tornaram a relação aberta para consulta.

“Desta forma, a sobrinha dela fez uma busca e achou o nome dele e a cidade onde ele estaria”, explicou Luiz.

A partir daí o processo foi bem mais simplificado. Luiz buscou no cadastro o endereço do Seu João e enviou uma assistente social para averiguar se era a mesma pessoa que queria encontrar.

Luiz lembra que mandou uma foto do irmão do idoso e a resposta da agente foi de muita surpresa com semelhança entre ambos.

“Ela disse: Meu Deus, eles são iguaizinhos! Não tem como dizer que não é parente…parecem até gêmeos! E aí eu pedi a ela para checar também como ele estava de saúde, até emocionalmente, principalmente porque receberia a notícia”, comentou.

Reencontro

O reencontro pessoalmente ainda não aconteceu, mas a família já programa a viagem. Por enquanto, Seu João tem falado com a sobrinha e o irmão por vídeochamada e conta que cada ligação é muito emocionante.

Os familiares se reencontraram de forma virtual. — Foto: Gabriela Bernardes/Reprodução
Os familiares se reencontraram de forma virtual. — Foto: Gabriela Bernardes/Reprodução

Com informações de O Progresso