Engenheiro que ajudou a criar capacete Elmo recebe prêmio nacional

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Engenheiro que ajudou a criar capacete Elmo recebe prêmio nacional
David integrou a equipe que criou o capacete Elmo, durante a pandemia - Foto: divulgação

O engenheiro clínico David Guabiraba, recebeu um prêmio mais que merecido! Ele integrou a equipe que desenvolveu o capacete Elmo, criado durante a pandemia, para auxiliar a respiração de pacientes em estado mais grave da Covid-19

O Prêmio João Pedroso 2021, da Associação Brasileira de Engenharia Clínica (ABEClin), reconhece profissionais que fazem a diferença na área e apresenta a história deles como exemplo a outros do segmento.

Ainda respeitando os limites da pandemia, a cerimônia ocorreu virtualmente, durante o I Congresso da Academia de Engenharia Clínica e Avaliação de Tecnologias em Saúde (CECATS 2021).

No evento, David apresentou o trabalho científico “Capacete Elmo – Testes de usabilidade e validação dos resultados clínicos”, produção que também foi premiada.

Salvando vidas

O Elmo foi criado em abril do ano passado e surgiu como um reforço para o tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda em decorrência da Covid-19.

David entrou para o grupo de desenvolvedores em março de 2020, quando o protótipo do capacete começou a ser construído. Desde então, foram realizados diversos estudos, testes e correções, e o dispositivo tem auxiliado no tratamento de pacientes no país.

O capacete Elmo é uma iniciativa conjunta entre as Universidades de Fortaleza (Unifor) e Federal do Ceará (UFC); Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/Ceará); e Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

Também conta com o apoio da Esmaltec e do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

Capacete elmo auxiliou na respiração de pacientes com covid-19 - Foto: divulgação

Capacete elmo auxiliou na respiração de pacientes com covid-19 – Foto: divulgação

Com informações de O Povo