Táxi voador em drone faz voo de teste na Coreia do Sul [vídeo]

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Táxi voador em drone faz voo de teste na Coreia do Sul [vídeo]
O táxi voador com estrutura de drone gigante fez o voo de teste na Coreia do Sul - Foto: reprodução / Reuters

O futuro chegou. Um táxi voador com estrutura de drone gigante voou nesta quinta, 11, na Coreia do Sul. (vídeo abaixo)

O veículo fez um voo teste de sete minutos sobre Seul, durante evento para jornalistas e convidados conhecerem a novidade.

O táxi aéreo pode levar até duas pessoas e operar de forma totalmente elétrica.

O equipamento é alimentado por rotores semelhantes a helicópteros, permitindo as decolagens e pousos verticais.

A aeronave pode ser pilotada ou operar automaticamente, mas, por questões de segurança, sempre haverá um piloto abordo, para também ganhar a confiança dos usuários.

Transporte mais rápido

O governo da Coreia do Sul quer usar esses aparelhos para fazer a ponte aérea entre os principais aeroportos e o centro de Seul já em 2025.

O ministério dos transportes estima que esses serviços podem reduzir em 2/3 o tempo de viagem para distâncias entre 30-50 km, que iriam de uma hora de carro para 20 minutos de avião.

Diminuir congestionamentos

Movido a energia elétrica, o “táxi voador” é uma aposta de Seul para acelerar a indústria de tecnologia de fabricação de veículos aéreos leves e também melhorar o trânsito nos grandes centros urbanos.

O governo acredita que uma frota considerável desses carros voadores poderia diminuir o congestionamento de vias, tornar o ambiente mais silencioso, graças às hélices movidas a eletricidade, e gerar desenvolvimento econômico, financeiro e social para o país.

No mesmo evento de apresentação do táxi voador, drones menores entregaram pacotes aos participantes para demonstrar outras possíveis aplicações da tecnologia, como transporte de remessas.

Uma viagem do Aeroporto Internacional de Incheon ao centro de Seul deve custar cerca de 110.000 won, equivalente a R$ 500, mas o governo espera que o valor caia com o tempo e o aumento na procura.

Assista ao voo de teste:

Com informações da Reuters e CNN