Olhe para o céu: hoje tem chuva de estrelas cadentes de “Leão”

-
Por Andréa Fassina
Imagem de capa para Olhe para o céu: hoje tem chuva de estrelas cadentes de “Leão”
A chuva de estrelas cadentes Leônidas tem pico na madrugada desta quarta, 17 - Foto: New Scientist

Se o tempo estiver bom na sua região prepara-se porque hoje tem  chuva de estrelas cadentes de meteoros Leônidas, as chamadas ‘Estrelas de Leão’.

Os meteoros Leonídeos são famosos pelos eventos excepcionais que aconteceram em 1833, 1866, 1966, 1999 e 2001, quando milhares de estrelas cadentes riscaram o céu.

O rastro de cometa está previsto para aparecer de forma mais intensa às 4 da madrugada desta quarta, 17, começando a se projetar a partir desta noite de terça-feira, 16. Portanto, a dica é olha para o leste.

Esta semana também teremos um eclipse parcial da lua, entre os dias 18 e 19, de quinta para sexta-feira.

Estrelas de Leão

Avistar as Leônidas é uma ocorrência anual. Ele fica na calda do cometa Tempel-Tuttle que leva 33 anos para orbitar totalmente a Terra.

Meteoros são minúsculas partículas de material (chamadas meteoróides quando estão no espaço) que mergulham na atmosfera superior da Terra. Seus átomos ionizados dão origem aos raios de luz que vemos.

As chuvas de meteoros ocorrem em épocas específicas do ano, quando a Terra encontra a corrente orbital desse material que sobrou de cometas periódicos.

Os meteoros de uma chuva parecem emanar de um ponto de luz no céu chamado de radiante. E cada chuva de meteoros tem seu próprio radiante com o nome da constelação onde seu radiante está situado.

Os Leônidas radiantes encontram-se em Leão, daí seu nome.

Lembrando que este mês, Vênus, Júpiter e Saturno também poderão ser vistos à oeste num show a parte durante todo este mês.