Paciente com câncer deixa herança milionária para reforma de hospital

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Paciente com câncer deixa herança milionária para reforma de hospital
O Hospital Icesp vai fazer reforma completa graças à herança de R$ 8,2 milhões deixada por um paciente com câncer - Foto: Divulgação

Graças a uma herança de R$ 8,2 milhões deixada por um paciente, o hospital público Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) vai fazer uma reforma completa.

A ‘herança do bem’ foi deixada pelo advogado Orlando Di Giacomo Filho (foto abaixo), sócio do escritório Demarest. Ele morreu de câncer de pulmão no Hospital Sírio-Libanês após um árduo tratamento de três anos.

Aos 72 anos, solteiro e sem filhos, o advogado morreu em 2012 e o inventário levou anos para ficar pronto porque envolveu 13 legatários (que receberam bens por testamento), entre afilhados e pessoas próximas.

Convivência com médico despertou interesse do advogado em pesquisas para tratamentos

Orlando decidiu destinar 90% do seu patrimônio aos dois hospitais e isso se deve a amizade forte que criou com o diretor-geral do Icesp e oncologista, doutor Paulo Hoff, que foi surpreendido com a notícia.

A experiência com a doença e o convívio com o médico despertaram nele o interesse pela pesquisa em oncologia e pelas necessidades dos doentes.

“Foi uma grande surpresa”, diz o oncologista Hoff.

“Ele era um paciente agradável, bom de conversa. Demonstrava curiosidade pelos tratamentos e preocupação social, mas nunca revelou que faria um gesto dessa magnitude”, afirmou o médico.

Hospital estava há 30 anos sem reforma

A herança veio em boa hora e ajudará demais o hospital, que tem quase 30 anos e é o maior centro especializado em oncologia da América Latina.

O final da reforma está previsto para este mês de dezembro.

O advogado Orlando Di Giacomo deixou uma fortuna para o hospital antes de falecer em 2012 - Foto arquivo

O advogado Orlando Di Giacomo deixou uma fortuna para o hospital antes de falecer em 2012 – Foto: divulgação

Com informações de MZ Notícia