Garoto de 9 cria aplicativo e ajuda irmão autista a se comunicar

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Garoto de 9 cria aplicativo e ajuda irmão autista a se comunicar
Sean desenvolveu um jogo para um projeto escolar e agora ajuda o irmão autista e outras crianças não-verbais a se comunicarem - Fotos: arquivo pessoal

Com apenas 9 anos, Sean Porter mudou muito a vida do irmão autista e também a de outras crianças autistas não-verbais.

Ele desenvolveu um jogo de celular para um projeto da escola. Ao ver que o Adam, de 06 anos, interagiu bem com o aplicativo, ele realizou adaptações no código e permitiu que o irmão clicasse na imagem, que representava o que ele queria naquele momento.

Vendo que o aplicativo trazia resultados para o irmão, Sean conversou com o professor de programação e perguntou se poderia mudar o projeto. Além de Adam, ele disponibilizou o aplicativo para um amigo de classe do irmãozinho, que também é autista não-verbal.

As funcionalidades

Por enquanto ele tem poucos comandos, mas já mostra que funciona.

“No momento, o aplicativo é utilizado para ações mais simples como “Eu quero uma bebida”, “Eu quero um pouco de comida”, “Eu preciso ir ao banheiro”, disse.

“Crianças com autismo têm bebidas específicas que desejam, você não pode simplesmente dizer a elas ‘que bebida’ elas querem aquela bebida que estão acostumadas a tomar.”

Sean garante que vai desenvolver ainda mais o aplicativo. Ele quer criar várias versões, para que se adapte às diversas necessidades de crianças autistas.

Ajudando outras crianças

Kirsty Nestor, mãe de Sean e Adam, comentou que os filhos sempre foram muito unidos, mas nunca conseguiam conversar de fato, devido as limitações de fala do irmão mais novo.

“Então Sean teve a ideia de criar um aplicativo para crianças que não podem falar pelas necessidades do dia a dia mais do que qualquer coisa”, disse Kirsty.

Ela também acredita que Sean fez o aplicativo “com o coração” e descreve o filho como um “menino adorável” que ajuda qualquer pessoa e dá “todo o tempo do mundo”.

Veja:

Tela do app desenvolvido por Sean - Foto: divulgação

Tela do app desenvolvido por Sean – Foto: divulgação

Sean criou o app para ajudar o irmão autista - Foto: arquivo pessoal

Sean criou o app para ajudar o irmão autista – Foto: arquivo pessoal

Com informações de Echo