Exercícios para aliviar enxaqueca e dores no pescoço: cartilha gratuita ensina

-
Por Andréa Fassina
Imagem de capa para Exercícios para aliviar enxaqueca e dores no pescoço: cartilha gratuita ensina
Pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (SP) desenvolveram a Cartilha de Orientação: Dores de Cabeça e Pescoço Foto: Divulgação

Pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (SP) desenvolveram uma cartilha gratuita que ensina exercícios para aliviar enxaqueca e dores no pescoço.

A Cartilha de Orientação: Dores de Cabeça e Pescoço dá dicas para o entendimento da dor, como ter uma rotina de cuidados e dicas de exercícios físicos, alongamentos e automassagem que ajudam a acalmar o sofrimento.

“O tratamento da cefaleia vai depender do tipo de dor e os remédios prescritos pelo médico devem ser usados exatamente como recomendados. Mas, isoladamente, podem não funcionar, uma vez que a dor de cabeça pode estar associada a outras condições, como alterações ou disfunções musculoesqueléticas. Para ter melhora do quadro, é necessário adotar hábitos saudáveis, usar ferramentas de autocuidado e buscar a orientação da fisioterapia,” explica a professora Débora Grossi.

Causas

A condição pode ser desencadeada ou perpetuada por diversos fatores, como má postura, dores cervicais e Disfunção Temporomandibular (DTM), com dores da face e comprometimento da funcionalidade da boca.

Em casos mais graves é necessário procurar um médico especialista, no caso, um neurologista, para um diagnóstico e tratamento adequados.

A Sociedade Brasileira de Cefaleia estima que existam mais de 150 tipos de cefaleia. No pior caso está a enxaqueca, que pode ser incapacitante e diminuir a qualidade de vida.

Ensina que fazer

Um dos recursos que podem ser feitos em casa é a respiração profunda, que impacta os sintomas de estresse, depressão e ansiedade.

“O estresse pode sobrecarregar a musculatura da face, do pescoço e dos ombros. Com isso, essas regiões ficam mais tensas e aumentam a chance de desencadear uma crise de enxaqueca e cervicalgia,” detalha Débora.

A cartilha orienta sobre a maneira mais adequada de fazer a respiração profunda, além de ensinar 16 exercícios, alongamentos e automassagem voltados para o relaxamento, equilíbrio e estabilização.

A Cartilha de Orientação Dores de Cabeça e Pescoço pode ser recebida gratuitamente pelo email. Basta fazer o cadastro neste link.

Existem mais de 150 tipos de cefaleia registradas Foto: Divulgação

Existem mais de 150 tipos de cefaleia registradas Foto: Divulgação

A equipe também gravou e disponibilizou conteúdos em vídeo que podem ser acessados no canal do Grupo DTM e Cefaleia, no YouTube.

Com informações do Diário da Saúde