Magnésio ajuda a combater o câncer, descobrem cientistas

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Magnésio ajuda a combater o câncer, descobrem cientistas
O magnésio funciona para que os linfócitos T (foto acima) eliminem com mais facilidade células infectadas por câncer ou vírus - Foto: Reprodução / NIAID

Quem diria que o magnésio pode ajudar o corpo humano a combater o câncer? Um estudo suíço mostra que esse mineral aumenta a ligação das nossas células de defesa às células cancerígenas, ou infectadas por vírus.

Os pesquisadores comprovaram que o magnésio é essencial no funcionamento do sistema imunológico, inclusive na forma como o nosso organismo combate células cancerígenas.

O estudo, publicado na revista científica Cell, foi feito por pesquisadores da Universidade de Basileia, do Hospital Universitário de Basileia, na Suíça, e da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Nele, o grupo liderado pelo professor Christoph Hess mostrou que as células T precisam de uma quantidade suficiente de magnésio para operar com eficiência.

As células T, ou linfócitos T, são responsáveis por reconhecer e destruir células anormais, como as de um tumor ou até mesmo aquelas infectadas por um vírus.

Estudos anteriores já associavam dietas pobres em magnésio à evolução rápida de tumores cancerígenos em camundongos.

Como eliminar células ruins

O grupo de Hess conseguiu comprovar que um ambiente celular rico em magnésio funciona para que os linfócitos T eliminem com mais facilidade células anômalas.

Neste caso, eles perceberam que o mineral é importante para a função de uma proteína específica da superfície dos linfócitos T, chamada de LFA-1.

Este é um local de ancoragem das células de defesa, um ponto em que elas se ligam às células infectadas ou anormais. O magnésio atua aprimorando esta ligação, segundo o estudo.

Esperança

A descoberta traz esperança de tratamentos ainda mais eficazes contra o câncer, especialmente as imunoterapias.

Os cientistas mostraram, em modelos experimentais, que a resposta imune das células T contra células cancerígenas foi fortalecida pelo aumento da concentração de magnésio no local de um tumor.

“Para verificar clinicamente essa observação, agora estamos procurando maneiras de aumentar a concentração de magnésio nos tumores de maneira direcionada”, afirma Hess em comunicado.

Não ingerir magnésio

Mas é importante lembrar: a descoberta não envolve a ingestão de magnésio por meio de uma dieta ou suplementação, por exemplo.

Isto ainda será objeto de um novo estudo que será conduzido pelo pesquisador Jonas Lötscher, do Departamento de Biomedicina e Imunobiologia da Universidade de Basileia.

“Como próximo passo, estamos planejando estudos prospectivos para testar o efeito clínico do magnésio como catalisador do sistema imunológico”, concluiu Lötscher.

Com informações do R7