Jovem doa óvulos para realizar sonho de mulheres que não podem ser mães

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Jovem doa óvulos para realizar sonho de mulheres que não podem ser mães
A jovem passou por um processo de exames e testes psicológicos antes de doar os óvulos - fotos: arquivos pessoais

Doação de óvulos aos 22 anos! A jovem Emma Winstanley mostrou quem tem altruísmo de sobra, quando o assunto é ajudar outras mulheres que sonham em ser mães.

Ela fez doação de óvulos depois de se inspirar em contos de mulheres que desejam ter filhos, mas não podem engravidar. A primeira doação foi em novembro do ano passado e Emma já informou que esse ano doará os óvulos dela novamente.

“Tenho apenas 22 anos e não estou em um relacionamento, então não estou com pressa de ter filhos. Eu sinto que é um desperdício, se eu não vou tê-los”, explica a jovem.

“Tento ver como se estivesse doando sangue e pretendo iniciar o processo de doação novamente em fevereiro deste ano. Meus amigos e minha família me apoiaram muito, mas minha mãe estava preocupada que isso pudesse afetar minha fertilidade”, conta.

Custos

Para cada ciclo de doação, Emma recebe £ 750 (aproximadamente R$ 5 mil) para cobrir os custos de viagem e despesas.

“Há algumas pessoas que foram bastante negativas e me disseram que agora sou mãe. Não concordo com isso, sou apenas uma doadora. As pessoas que os criam são sua família”, reflete.

Emma lembra que outras garotas da idade dela perguntaram se deveriam fazer o mesmo. “Eu disse a elas para fazer sua própria pesquisa e falar com uma clínica. A escolha é totalmente sua, mas não me arrependo da minha.”

Processo

A jovem também alerta sobre a necessidade de seguir com todo o procedimento antes da doação.

“Recebi um teste psicológico para verificar se eu estava mentalmente bem o suficiente para doar. Eu tirei meu sangue primeiro para verificar meu banco de óvulos e fiz testes para verificar qualquer doença ou problemas subjacentes. Foi bastante invasivo. As consultas se estenderam por nove meses e eu comparecia a uma por mês, o que tornava menos estressante. Minha primeira consulta foi em fevereiro, e meus óvulos foram coletados em novembro”, lembra a doadora.

Ela acrescenta: “Também tive a oportunidade de deixar um recado para quem nascer do óvulo, para quando fizer 18 anos.”

“Achei que era uma parte importante do processo porque é algo que você escreve pessoalmente – não pode ser muito pessoal, pois não posso revelar minha identidade, ao mesmo tempo. Tentei escrever algo inspirador para eles”, finaliza.

Emma - Foto: arquivo pessoal

Emma – Foto: arquivo pessoal

Com informações de Daily Mail