Cidade vacinou todos adultos e não tem mortes por Covid há 7 meses

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Cidade vacinou todos adultos e não tem mortes por Covid há 7 meses
A cidade que vacinou todos os adultos e não tem mortes por Covid há 7 meses é Guaramira, no CE - Foto: divulgação

Guaramiranga, a primeira cidade do Ceará que vacinou todos os adultos com a primeira dose do imunizante contra a Covid-19, não tem mortes pela doença há 7 meses. Viva!!!

Mesmo com o aumento da transmissão do vírus pela variante Ômicron, desde o início de janeiro, os pacientes de Guaramiranga têm apenas quadros leves, diferentemente do que ocorreu na 2ª onda da pandemia.

“O que a gente tem percebido, desde o ano passado, é que estamos há 7 meses sem nenhuma internação. E agora em 2022 só tivemos uma internação, mas que saiu 2 dias depois com sintomas leves […] O último óbito é de junho de 2021, de uma pessoa de 95 anos com comorbidades. Então, isso dá indício de como a vacinação tem protegido a população em relação à gravidade”, disse o epidemiologista Luciano Pamplona, que acompanha a situação na cidade.

Na cidade serrana do Ceará, com mais de 5 mil habitantes, 96% dos moradores com mais de 11 anos já tomaram duas doses da vacina e 25%, a dose de reforço.

“A gente fica muito satisfeito por ter tido essa vacinação e sabendo que a vacina salva”, afirma o professor Luzibergue Souza Carneiro.

Cidade monitorada

Até agora, na cidade, 5.741 pessoas receberam a 1ª dose, e 5.527 a segunda. Ou seja, na 3ª onda, 96% dos habitantes que tomaram a D1 já tomaram a D2. Até o momento, 1.412 pessoas receberam a dose de reforço no município, o que equivale a 24% dos que tomaram D1. Os dados são da Secretaria da Saúde de Guaramiranga com atualização nesta segunda-feira (24).

A cidade atingiu a marca dos 100% dos adultos vacinados em junho de 2021 e, desde então, Guaramiranga passou a ser monitorada por pesquisadores para avaliação da resposta da população à vacina.

E comportamento do coronavírus na cidade é de se comemorar. Houve:

  • redução dos quadros graves
  • apenas uma internação em janeiro de 2022, mesmo com aumento de casos
  • e nenhuma morte desde junho de 2021

Os benefícios da vacinação em massa

O epidemiologista Luciano Pamplona, docente da Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), explica que os dados preliminares ainda não estão disponíveis ao público. Mas os benefícios da vacinação já são identificados.

Assim como em diversas outras cidades, o município serrano tem tido aumento na transmissão dos casos desde o início deste mês.

Até o dia 27 de dezembro de 2021, informam os dados do site oficial da Prefeitura, 820 casos foram confirmados. Desta data até o dia 22 de janeiro de 2022 foram registradas 358 novas ocorrências.

Todos são testados

Em Guaramiranga, antes de receber a D2 ou D3 da vacina da Covid todo indivíduo é testado e a situação clínica registrada para análise da eficácia das vacinas, explica o epidemiologista Luciano Pamplona.

A testagem recorrente, avalia ele, também pode contribuir para o número expressivo de registro de novos casos, já que devido à pesquisa, a vigilância é mais acurada que em outras cidades.

“A gente percebeu que, em dezembro e novembro, entre 100 testes, por exemplo, nenhum era positivo. Agora depois do dia 6 de janeiro a gente viu uma alta crescente. Hoje, de 10 pacientes, 5 são positivos”.

Mais um ano de estudos

Richristi Gonçalves, secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, adianta que o estudo deve se estender por mais um ano e tem relevância ressaltada pela modificação do vírus.

“Principalmente agora com a inserção de uma nova variante, que é a Ômicron, como se dá a transmissão e a gravidade, principalmente, dos casos que tem acontecido”, frisa.

A secretária executiva contextualiza Guaramiranga com um dos municípios com maior percentual de dose de reforço no Ceará.

“Esse monitoramento ainda vai durar mais um ano para tentarmos entender como se dá a transmissão no município que tem alta cobertura de vacinação contra a Covid-19”, concluiu.

Vacinação de crianças

Agora também há ampliação da imunização com a inclusão do público infantil.

Pelo menos 60 crianças entre 5 e 11 anos receberam a 1ª dose da vacina, de um total de 497 da meta total, como registra a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

Com informações do Diário do Nordeste