Nova terapia faz tumor cerebral incurável desaparecer

-
Por Andréa Fassina
Imagem de capa para Nova terapia faz tumor cerebral incurável desaparecer
José Luis Venero (à esquerda), líder do grupo de pesquisa IBiS 'Neural Ageing' e Manuel Sarmiento Soto (à direita) e os resultados que mostram que o tumor desapareceu Foto: MG

Uma nova terapia traz esperança de cura para o glioblastoma, tumor cerebral considerado doença terminal incurável, cuja expectativa média de vida após o diagnóstico é inferior a 2 anos.

Pesquisadores do Seville Institute of Biomedicine (IBIS) e do Imperial College London encontraram uma nova terapia para o tratamento do glioblastoma em vários modelos animais com ótimos resultados e conseguiram eliminar o tumor e regredir completamente a doença.

“Com este novo tratamento conseguimos curar os animais de uma doença agressiva e terminal,” disse o Dr. Manuel Soto, do Instituto de Biomedicina de Sevilha (Espanha),  no estudo científico publicado no The Journal of Clinical Investigation.

Resultados

Os médicos do Instituto estão utilizando ao mesmo tempo o medicamento ADI-PEG20, que elimina a arginina sistêmica, em combinação com a aplicação de radioterapia cerebral focal.

Este duplo tratamento conseguiu eliminar completamente o tumor nos modelos animais utilizados nos primeiros experimentos.

Todos os animais morreram apenas posteriormente, de causas naturais, sem apresentar qualquer manifestação da doença.

“As análises post-mortem detectaram como a resposta imune cerebral, e fundamentalmente, as células da microglia, foram ativadas durante o tratamento, direcionando seu ataque contra as células tumorais, facilitando assim a eliminação completa do tumor”.

Os dados obtidos nestes experimentos com cobaias representam uma esperança para o tratamento de pacientes com esse tipo de tumor.

Os tumores desapareceram completamente Foto: Nabil Hajji

Os tumores desapareceram completamente Foto: Nabil Hajji

Com informações do Diário da Saúde