CE terá tratamento revolucionário contra câncer: células modificadas do paciente

Ainda este ano, o Ceará deverá iniciar um tratamento revolucionário contra o câncer. A técnica consiste em modificar células doentes fora do corpo para, em seguida, reinserí-las no paciente em tratamento contra a doença.
É o CAR-T Cell, o mesmo tratamento de Doug Olson, o homem de 75 anos que foi declarado livre da leucemia crônica, em fevereiro deste ano em Pleasanton, Califórnia, Estados Unidos – como mostramos aqui no Só Notícia Boa. A doença dele não voltou mais após 10 anos de terapia e o tratamento com células imunes eliminou o câncer no sangue que Doug tinha.
Tipos de câncer que que poderão ser tratados
Poderão ser tratados por meio dessa nova técnica casos de linfoma, de leucemia linfóide aguda e o mieloma múltiplo, ou seja, tipos graves de câncer.
Um equipamento de última geração que permite o chamado Projeto de Terapia Celular já foi adquirido pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) e será utilizado em parceria com o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), da UFC, Universidade Federal do Ceará.
Tratamento para pessoas sem alternativa
“O projeto oferece um novo tratamento a pessoas que não têm mais alternativas de recuperação por meio de quimioterapia ou transplante de medula”, comenta o professor Fernando Barroso, da Faculdade de Medicina.
Ele é também o coordenador do Centro de Processamento Celular do Hemoce, unidade que será responsável por desenvolver o tratamento.
Terapia feita na Europa
“É uma terapêutica nova e revolucionária. Ela já está estabelecida na Europa e nos Estados Unidos, mas no Brasil está iniciando agora”, explica o professor.
Ele lembrou que a primeira terapia do tipo foi realizada em Ribeirão Preto, em São Paulo, há dois anos.
“O Brasil está começando a desenvolver esses centros agora, e estamos entrando no início desse processo”.
Treinamento nos EUA e Europa
Nos últimos cinco anos, o Prof. Fernando Barroso dedicou-se a esse tratamento. Ele fez treinamentos nos Estados Unidos e na Europa.
Em 2017, submeteu o projeto do CAR-T Cell ao Conselho de Ética e agora o projeto começa a ser iniciado.
“Este tratamento é um grande avanço. É um projeto inovador e de grande ajuda para salvar vidas. Estou muito feliz, pois este é um grande ganho para o Ceará e para o Brasil”, comemora o professor.
Como funciona o tratamento
A nova terapia é denominada CAR-T Cell, e age em alvos específicos, usando células do paciente e não medicamentos sintéticos.
O procedimento consiste em extrair do paciente as células de defesa – no caso, os linfócitos do tipo T– e moldá-las em laboratório. Esses linfócitos são os responsáveis por comandar a resposta do corpo aos vírus e ao câncer, mas eles podem perder a capacidade de “enxergar” células específicas da doença e destruí-las.
Portanto, em laboratório, os linfócitos são modificados por meio da inserção de um vetor viral em seu DNA, produzindo, assim, as chamadas células CAR-T.
Ao serem inseridas no corpo, as CAR-T passam a atuar reprogramando as células do paciente contra a doença, ou seja, elas começam a matar as células doentes.
Diminui custos
O professor da UFC informa que essa alternativa diminui os custos de tratamentos semelhantes oferecidos pela indústria farmacêutica.
“Quando você o compara com terapias feitas com drogas mais modernas, como a imunoterapia, esse tratamento é mais barato”, reforça o docente.
A expectativa, de acordo com ele, é que ainda em 2022 possa ser iniciado o tratamento do primeiro paciente, a ser realizado no Hemoce, com a parceria do hospital da UFC.
No momento, o equipamento já adquirido está em processo de instalação. Após isso, será feita a etapa de validação e treinamento da equipe.
Com informações da UFC e SNB

 Imagine Dragons em Brasília; Dan Reynolds, que sofre de depressão, pede que ninguém desista de si mesmo
Imagine Dragons em Brasília; Dan Reynolds, que sofre de depressão, pede que ninguém desista de si mesmo Lázaro Ramos e Fernanda Montenegro são as celebridades mais influentes do Brasil em 2025; veja ranking
Lázaro Ramos e Fernanda Montenegro são as celebridades mais influentes do Brasil em 2025; veja ranking Surfista salva jovem que se afogava em praia do ES; vídeo
Surfista salva jovem que se afogava em praia do ES; vídeo Menino brasileiro que recebeu tratamento CAR-T-Cell completa 1 ano sem câncer
Menino brasileiro que recebeu tratamento CAR-T-Cell completa 1 ano sem câncer Whindersson ajuda seguidora com crise de ansiedade e ensina técnica
Whindersson ajuda seguidora com crise de ansiedade e ensina técnica Mãe do menino Miguel se forma em Direito e promete “fazer justiça para outras crianças”
Mãe do menino Miguel se forma em Direito e promete “fazer justiça para outras crianças” Melhora advogada que salvou família no incêndio em prédio do PR
Melhora advogada que salvou família no incêndio em prédio do PR Proibição de cobrança por bagagem de mão em voos passa na Câmara
Proibição de cobrança por bagagem de mão em voos passa na Câmara