Jovem que descobriu asteroide na NASA conclui estudo sobre galáxias

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Jovem que descobriu asteroide na NASA conclui estudo sobre galáxias
Larissa se dedica melhor aos estudos desde que ganhou um computador da Multilaser no início deste ano Foto: Arquivo Pessoal

Lembra da Maria Larissa Pereira Paiva, de 16 anos, a estudante cearense que descobriu um asteroide em programa da Nasa? Ela mais uma vez foi destaque na mídia, dessa vez por um novo estudo, agora envolvendo a classificação de 1.450 galáxias.

Após a descoberta do asteroide, lançamos uma vaquinha para a Larissa no Só Vaquinha Boa. A finalidade era apoiá-la a seguir com os estudos, já que ela é de família bastante humilde e chegou a estudar com o computador emprestado de um amigo.

E deu tudo certo! Hoje a Larissa está equipada com o próprio notebook, que ganhou da nossa parceira Multilaser e está inspirado outras pessoas.. Ela sempre publica no perfil pessoal do Instagram que quer incentivar outros jovens a nunca desistirem dos sonhos, por mais distantes que eles estejam.

Cruzeiro das Galáxias

A jovem hoje integra o projeto “Galaxy Cruise”, ou Cruzeiro das Galáxias, do Observatório Astronômico Nacional do Japão (NAOJ na sigla em inglês).

A partir do projeto, ela recebe imagens feitas por uma câmera de alta tecnologia (Hyper Suprime-Cam) com apoio do Telescópio Subaru.

Com isso, a Larissa consegue analisar diversas características das galáxias, como tamanho, luminosidade, formato e comprimento de ondas.

Após a análise, ela registra as informações em um software do projeto. Com os dados, é possível até prever alguns fenômenos como a colisão de galáxias.

“Eu fiz um curso e só depois comecei a usar o programa, que vem do observatório nacional do Japão, para pesquisar. Eu recebi o certificado para começar e aprendi a deduzir as informações”, explica a futura astrônoma.

Entre os melhores

E os esforços de Larissa têm dado muito certo. Lá em Pires Ferreira, no interior do Ceará, a jovem recebe as imagens de galáxias reais em diversos ângulos e preenche dados sobre as particularidades vistas. “É um formulário bem dinâmico, o mais complicado é analisar”, observa.

Ela conta que o processo não é tão divertido, mas que vale a pena pela experiência e conhecimento que ela ganha, já que não é remunerada pela pesquisa.

“Não é só colorido e divertido, porque temos que colocar os filtros. Realmente é uma análise de dados astronômicos que está vindo de um telescópio no Japão”, explica.

E foi graças a esperteza da Larissa que o nome dela apareceu no topo da lista do projeto. “No ranking, eu não vi nenhum outro nome brasileiro, estive no topo por muito tempo. Eram só nomes japoneses, alguns ingleses, e o meu estava ali com o clássico Maria”, comemora.

Parceria com Só Notícia Boa rendeu notebook para estudante

Durante a campanha da Larissa no Só Vaquinha Boa, a Multilaser viu a importância de um notebook novo para os estudos e pesquisas dela.

Em uma parceria bem legal, a empresa enviou um computador novinho para a jovem e comemoramos muito esse desfecho!

Hoje Larissa estuda com o notebook que ganhou e que ir longe! “Eu quero abrir inscrições para liderar algumas equipes de crianças e adolescentes para dar oportunidade de elas pesquisarem também. Não é tão difícil para uma criança saber dos conceitos”, compartilha sobre a ideia que pretende aplicar nos próximos meses.

Ela já compartilhar o alcance dos estudos com a família, dando aulas para o irmão menor. E também sonha em homenagear a avó Raimunda Alcidia de Paiva, conhecida como Mundinha, na possibilidade de dar nome ao asteroide que descobriu. O processo ainda está em análise.

Ajude outras histórias

Assim como a Larissa, outras histórias são contadas no Só Vaquinha Boa e precisam muito da sua ajuda! São sonhos, necessidades e muito desejo de pessoas que precisam ter uma condição melhor de vida!

A proposta do Só Vaquinha Boa é contar história inspiradoras, de pessoas incríveis! E poder levar mais felicidade para todas elas é nossa maior meta!

Então acesse o nosso site de arrecadação online e doe em alguma campanha. A partir de R$ 1 você consegue ajudar!

Conheça aqui mais histórias do Só Vaquinha Boa

Com informações de Diário do Nordeste