Casal de veterinários dá abrigo para cães deixados para trás na guerra

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Casal de veterinários dá abrigo para cães deixados para trás na guerra
O casal de veterinário ucraniano, Valentina e Leonid, abrigam animais abandonados por tutores refugiados da guerra - Foto: reprodução Instagram

A guerra da Ucrânia tem mostrado muitas atrocidades, é fato, mas também tem nos deixado lições lindas de amor ao próximo…mesmo que o próximo seja um cãozinho sem lar!

O casal de veterinários ucranianos Leonid e Valentina Stoynov tem abrigado cães que não puderam se refugiar com os donos e foram deixados para trás no país.

Os dois já cuidam de animais selvagens há anos, pelo projeto Vet Crew. No entanto, com o número alto de cães nas ruas de Odessa, onde eles vivem, os dois passaram a protegê-los também, além de dar casa, comida e muito amor.

“Nós, seres humanos, somos a raiz da grande maioria dos problemas que o mundo animal enfrenta hoje. No entanto, ao mesmo tempo, somos a única espécie forte e consciente o suficiente para fazer a diferença e ajudar a salvá-lo!”, afirma Valentina.

Ajuda e orientação

Leonid e Valentina notaram o aumento do abandono dos pets desde o dia 24 de fevereiro. Foi quando passaram a resgatar aqueles que já estavam nas ruas.

Segundo o Acnur, a Agência da ONU para Refugiados, o abandono de pets é muito comum durante situações de guerra.

Sem saber se animais serão aceitos nos lugares para onde estão indo buscar refúgio, muitos deixam os bichos de estimação para trás.

A orientação também faz parte da missão do casal. Eles também focam esforços para ajudar aquelas famílias que querem levar os animais, mas não sabem como fazer isso e quais documentações precisam.

Segundo eles, países como Polônia, Romênia e Eslováquia, por enquanto, estão permitindo que os ucranianos atravessem as fronteiras com seus bichinhos, mesmo sem documentos veterinários, não tendo necessidade alguma de abandoná-los.

“Gritos e bombardeios podem ser ainda mais assustadores para quem não entende o que está acontecendo“, afirmam.

“Não importa a situação, seguiremos fazendo o nosso trabalho. Ficaremos em Odessa e estamos aceitando animais em caráter de emergência“, finaliza o casal.

 

Leonid - Foto: reprodução Instagram

Leonid – Foto: reprodução Instagram

.

Valentina - Foto: reprodução Instagram

Valentina – Foto: reprodução Instagram

Com informações de The Green Post