Jovem quilombola consegue bolsa integral para estudar nos EUA

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Jovem quilombola consegue bolsa integral para estudar nos EUA
João vai estudar Ciências da Computação e quer voltar para melhorar a comunidade onde viveu - Foto: divulgação

A determinação do jovem quilombola João Pedro Haufes, de 18 anos, impressiona. Ele acaba de conquistar uma bolsa integral para cursar Ciência da Computação e Linguística, na Duke University, em Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

João foi criado em uma comunidade quilombola, a Tia Eva, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Diante todas as dificuldades de acessibilidade à informação e estudos, João não desistiu e conseguiu realizar um sonho grande! Um lindo exemplo!

E ele já tem planos para o futuro! “Com essa oportunidade de ir para os EUA, eu quero apreender e, um dia, voltar pra minha comunidade e implementar projetos que vão impactar a vida de outras pessoas, ajudando a sair de situações de vulnerabilidade social”, disse João ao Só Notícia Boa.

Representatividade

Ele aproveitou a vivência na cultura quilombola e em diversos projetos sociais, para planejar mudanças para a sociedade.

E acredita que dá para transformar positivamente a comunidade onde nasceu. João quer fazer isso logo após concluir os estudos nos Estados Unidos.

Para ele, aprender novos idiomas ou linguagem de programação são os desafios mais gratificantes.

Dedicação

Com muita dedicação, João desenvolveu sozinho uma pesquisa sobre aquisição de linguagem. Ele também criou um site para preservar a história e a cultura do grupo étnico o qual faz parte.

Por meio de uma rede que ajuda estudantes brasileiros a ingressarem em universidades nos Estados Unidos, o João chamou a atenção do pessoal da Duke University.

Feira ajudará outros jovens

O EducationUSA, a rede que apoiou João na conquista da bolsa de estudos, está buscando novos talentos para encaminhar às oportunidades que surgiram agora.

Eles promovem a Feira Virtual EducationUSA Brasil 2022, um evento online e gratuito que conecta pessoas que desejam obter um diploma internacional com as universidades.

A feira será do dia 04 ao 09 de abril.

Representantes de 48 instituições norte-americanas estarão disponíveis para conversar e dar dicas sobre estudar nos EUA.

“Temos testemunhado histórias incríveis de participantes de várias regiões do Brasil, com diferentes formações e condições sociais”, disse em nota enviada ao Só Notícia Boa Anelise Zandoná Hofmann, Coordenadora Nacional do EducationUSA.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas aqui neste link