Menino de 5 anos é brasileiro mais novo a entrar para clube dos gênios

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Menino de 5 anos é brasileiro mais novo a entrar para clube dos gênios
Theo, de 5 anos, é o brasileiro mais novo a entrar no clube dos gênios, o Mensa internacional — Foto: Arquivo pessoal

Theo tem apenas 5 anos e já está no ‘Clube dos Gênios’ : testes comprovaram que ele tem capacidade intelectual de uma pessoa de 15 anos. E foram esses resultados que fizeram o garotinho de São Paulo ser o brasileiro mais novo a entrar para a Mensa Internacional, sociedade de pessoas de alto QI mais famosa do mundo.

“Foi um susto maior do que a gente imaginava porque ele não é só espertinho ou superdotado. O resultado aponta para um nível de gênio”, destacou Ygor Tazinaffo, pai do Theo.

Ygor, no entanto, faz questão de ressaltar que o filho, apesar de ter toda essa inteligência, mantém todas as características de uma criança da idade dele. O pai conta que Theo é um menino divertido, comunicativo e expressivo, o que o deixa aliviado.

Surpresa

Como pais de primeira viagem, Ygor e a esposa, não conseguiram sozinhos perceber que talvez o desenvolvimento do filho fosse algo acima da média.

Foi somente na volta às aulas presenciais que os professores do Théo procuraram a família para dizer que percebiam um desenvolvimento na criança muito acima do que era esperado para a idade dele.

Theo passou seis dias realizando testes de QI – dos mais completos que existem – e o resultado surpreendeu: 146 pontos, o que equivale a 99,8 de percentil.

“É uma surpresa boa com um pouquinho de preocupação”, conta o pai.

“A gente conversa com ele e explica, mas, em outros momentos, a gente tenta estimular essa criança de 5 anos, que tem dentro dele, com brincadeiras, porque a gente precisa dar uma boa infância para ele também”, continua.

Herança intelectual

Ygor contou que a outra filha do casal, Lis Ribeiro, de apenas 1 ano e 9 meses já demonstra ter um desenvolvimento muito parecido com a do irmão.

“Quando ela for um pouco mais velha, a gente provavelmente vai ter que fazer o teste com ela também para ver se também se encaixa nesse perfil”, disse.

Gênios brasileiros

A Mensa demorou cerca de seis meses para responder a solicitação dos pais do garoto. Com o ingresso aprovado, Theo passa a ser o brasileiro mais novo a ser aceito no clube internacional de pessoas com alto QI.

Até então, Gustavo Saldanha, o menino de São Paulo que com 8 anos que obteve 140 pontos de QI, o que equivale a 99,6 de percentil, era a criança brasileira mais nova a conseguir atingir essa marca e entrar para a “irmandade”.

Theo e família - Foto: arquivo pessoal

Theo e família – Foto: arquivo pessoal

Com informações de Beltrão Agora