Portugal tem 3 mil vagas para brasileiros trabalharem no verão europeu

-
Por Andréa Fassina
Imagem de capa para Portugal tem 3 mil vagas para brasileiros trabalharem no verão europeu
Portugal faz campanha para atrair 3 mil trabalhadores brasileiros e turistas do Brasil para ajudar na retomada do setor - Foto: Algarve/Pixabay

Oportunidade para trabalhar na Europa! A falta de mão de obra está fazendo com que Portugal faça campanha para atrair trabalhadores brasileiros para aproveitar no setor de turismo, durante o verão europeu.

O presidente da Associação de Turismo do Algarve, João Fernandes, disse ao Portugal Giro que precisa de aproximadamente três mil trabalhadores para hotelaria, gastronomia e serviços relacionados com o turismo.

Em 2021, brasileiros chegaram a acumular até três empregos devido à falta de mão de obra na região.

Apelo

Para cobrir essa defazagem,  Fernandes faz um apelo aos brasileiros. Ele diz precisar tanto de trabalhadores quanto de turistas do Brasil para ajudar na retomada do setor.

“Meu apelo aos brasileiros é: venham trabalhar, conhecer e estudar no Algarve, que é um bocado do Brasil em Portugal. Àqueles que trabalhavam aqui e foram embora na pandemia, chegou a hora de voltar” disse Fernandes, que também espera preencher as vagas com imigrantes de outras nacionalidades.

Fernandes informou que a ocupação hoteleira na Páscoa foi de 90%. A previsão para o verão, segundo ele, é superar ou chegar perto dos números de 2019, o último ano antes da pandemia de Covid-19.

“Precisamos garantir mão de obra para hotéis, restaurantes, agências de turismo e locadoras de automóveis. São três mil pessoas de imediato, porque estamos falando de uma perspectiva a nível de 2019, quando batemos recorde de 21 milhões de pernoites em hotéis e nove milhões de passageiros no aeroporto de Faro” garantiu Fernandes.

Reajuste nos salários

Apesar dos esforços recentes para atrair população e trabalhadores durante todo o ano, os baixos salários seguem como obstáculo, mas isso vem melhorando.

“As empresas começaram a subir os salários porque há falta de recursos humanos, o que já aconteceu antes. E também porque começam a ganhar alguma perspectiva sobre a saúde financeira após dois anos difíceis. A Páscoa já foi boa” afirmou Fernandes.

Veja algumas vagas para o setor de turismo do Algarve aqui.

Com informações Revista Auge