Rover Perseverance da NASA registra eclipse em Marte. Assista!

O rover Perseverance, da NASA, registrou um eclipse solar em Marte que durou apenas 40 segundos, pouco comparado ao tempo de um eclipse solar observado na Terra e causado por nossa Lua.
A câmera Mastcam-Z do Perseverance fez as imagens em 2 de abril. No vídeo a lua Fobos, um dos dois satélites naturais do Planeta Vemelho, aparece passando em frente ao Sol.
O registro vai ajudar os cientistas a entenderem mais sobre a órbita da lua marciana e como sua gravidade muda a crosta do planeta.
Lua marciana
Com formato de uma grande batata, Fobos é 157 vezes menor do que a nossa Lua — a outra lua marciana, Deimos, é ainda menor. As novas imagens fazem parte de um longo registro de eclipses marcianos iniciado pela NASA em 2004.
Naquele ano, os rovers gêmeos Spirit e Opportunity da NASA fizeram os primeiros imagens de Fobos durante um eclipse solar. Depois, foi a vez do rover Curiosity acompanhar o fenômeno, registrando vídeos a partir de seu sistema de câmera Mastcam.
No entanto, as novas imagens do Perseverance forneceram o vídeo mais ampliado de um eclipse solar de Fobos até o momento, além da mais alta taxa de quadros. Tudo graças à câmera de nova geração Mastcam-Z do rover, um upgrade da Mastcam do Curiosity com capacidade de zoom.
Colisão
Além dos detalhes de Fobos, também é possível observar as manchas solares lá atrás, na superfície do Sol. Enquanto a lua orbita Marte, sua gravidade exerce pequenas forças de maré no interior do planeta, mas essa dinâmica também altera a órbita de Fobos.
A partir dessas mudanças, geofísicos e cientistas planetários podem entender melhor o quão flexível é o interior do Planeta Vermelho e saber mais sobre quais materiais estão presentes em seu manto e crosta.
Todos esses anos de observação de Fobos, levaram os cientistas a concluírem que a lua está cada vez mais próxima da superfície marciana. Isso significa que em algumas dezenas de milhões de anos, ela colidirá com Marte.
A missão Mars 2020 Perseverance faz parte da abordagem de exploração Moon to Mars da NASA, que inclui missões Artemis à Lua que ajudarão na exploração humana do Planeta Vermelho.
Veja o registro da Perseverance:
Como informações da NASA

Mega-Sena acumula de novo e vai pagar R$ 300 milhões; sorteio será nesta segunda-feira
Rebeca Andrade é tricampeã mundial no salto após pausa para cuidar da saúde; vídeo
Mega-Sena sorteia R$ 230 milhões neste sábado; veja até que horas apostar
Filme “Minha Melhor Amiga” ultrapassa “Ainda Estou Aqui” e bate recorde de público
Em tempos de IA, estúdio de Coraline leva 7 anos para criar novo filme à mão, quadro a quadro; vídeo
“Bom diaaa!” Agricultor de 70 anos conversa com família de ratões-do-banhado e derrete corações; vídeo
Vitória de Lula repercute no mundo: jornais destacam virada histórica e atriz de Hollywood comemora
Idosa faz 107 anos e diz que bacon, ovos, bala de goma e amor são segredos para viver tanto
Cachorrinha salva homem que caiu da escada, bateu a cabeça e desmaiou: avisou à tutora surda
Conseguiu! Menino se equilibra após várias tentativas na fisioterapia e sorriso dele emociona; vídeo
Cães fantasiados de Halloween desfilam em Nova York e criatividade dos tutores surpreende; vídeo
Subir 60 a 70 degraus por dia pode ajudar a proteger o coração, aponta estudo