É hoje: 1º eclipse solar do ano com Lua Negra visível no Brasil

-
Por Andréa Fassina
Imagem de capa para É hoje: 1º eclipse solar do ano com Lua Negra visível no Brasil
Este ano, o eclipse parcial coincide com a Lua Negra Foto: reprodução

O primeiro eclipse solar do ano está previsto para este sábado, 30 de abril. O eclipse será parcial, porque a lua vai  bloquear parcialmente o sol. (evento online no youtube – link abaixo)

O evento celeste vai coincidir com a segunda lua nova do mês, também conhecida como Lua Negra e com Mercúrio que também estará com alta visibilidade no céu.

De acordo com a NASA, o eclipse será visível em partes da América do Sul, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai, sudoesde da Bolívia, sudeste do Peru, e no sudoeste do Brasil.

O fenômeno será melhor observado no Chile, mas será visível na Argentina e pode ser visto parcialmente em locais mais ao sul do Brasil.

Cientistas mostram que o ápice do eclipse solar parcial irá ocorrer por volta das 17h41, horário de Brasília. Quanto mais próximo da Argentina, mais provável a observação.

Mercúrio

Mercúrio estará em seu pico e poderá ser visto a olho nu, um momento raro.

Isso porque o planeta estará em seu alongamento oriental, ou seja, estará no momento mais distante do sol em sua órbita.

Isso ocorre a cada 87 dias, e desta vez será especialmente visível durante o pôr do sol, na linha do horizonte.

Lua Negra 

Cada Lua Nova é uma Lua Negra porque em cada dia de lua nova, apenas o lado escuro ou negro da lua é visível da Terra.

Luas Negras são chamadas de raras, porque normalmente ocorrem a cada 32 meses, ou seja, a cada dois ou três anos.

Eclipse Parcial

O mundo presenciará um eclipse solar parcial no sábado, 30 de abril, que ocorrerá nas partes mais ao sul do hemisfério sul e no Oceano Pacífico.

Um eclipse solar ocorre quando a Lua passa entre o Sol e a Terra, lançando suas sombras sobre a Terra. No entanto, um eclipse solar parcial ocorre quando a Lua bloqueia apenas uma pare do disco do Sol, cortando um pedaço circular dele.

Você também poderá assistir ao elicpe parcial do youtube. Veja o link:

Youtube tumbnail video

Com informações da Tech Hindu Times