Angelina Jolie faz visita surpresa a Ucrânia em apoio a refugiados e voluntários

-
Por Andréa Fassina
Imagem de capa para Angelina Jolie faz visita surpresa a Ucrânia em apoio a refugiados e voluntários
Angelina Jolie posa para foto com crianças em Lviv, Ucrânia, no sábado, 30 de abril de 2022. Foto:Maksym Kozytskiy

A atriz e ativista Angelina Jolie, não para de surpreender. A representante do Alto Comissariado da ONU para Refugiados, ACNUR, fez uma visitaa Lviv, no oeste da Ucrânia neste sábado, 30. (vídeo abaixo)

Na estação de trem da cidade, principal conexão com países da Europa, a estrela de Hollywood conversou com ucranianos que fugiram das zonas de combate e com voluntários que prestam ajuda psicológica aos refugiados.

Ela dedicou uma atenção especial às crianças, que são as que mais sofrem com a guerra. “Elas devem estar em choque. Sei como o trauma afeta as crianças, mas sei que tem gente mostrando o quanto elas são importantes, o quanto a voz delas importa”, disse a atriz.

Ouvindo crianças e refugiados

De acordo com o governador de Lviv Maksym Kozytskiy, Jolie – que é enviada especial do ACNUR para refugiados desde 2011 – foi falar com pessoas em situação frágil em Lviv, incluindo crianças em tratamento por ferimentos sofridos no ataque com mísseis na estação ferroviária de Kramatorsk no  início de abril.

O ataque na cidade do leste da Ucrânia teve como alvo uma multidão de mulheres e crianças.

“Ela ficou muito emocionada com as histórias [das crianças]”, escreveu Kozytskiy. “Uma garota foi capaz de contar em particular para a Sra. Jolie sobre um sonho que ela teve.”

Ele disse que Jolie também visitou pessoas internadas, conversou com os alunos e tirou fotos com eles, acrescentando que “ela prometeu que voltaria novamente”.

De acordo com Kozytskiy, Jolie também se reuniu com os refugiados que chegam à estação ferroviária central de Lviv, bem como com voluntários ucranianos que fornecem ajuda médica e aconselhamento aos recém-chegados.

“A visita foi uma surpresa para todos nós”, escreveu ele.

“Muitas pessoas que viram a Sra. Jolie na região de Lviv não conseguiam acreditar que era realmente ela. Mas desde 24 de fevereiro, a Ucrânia mostrou ao mundo inteiro que há muitas coisas incríveis aqui”.

ngelina Jolie ouvindo voluntários durante uma visita à principal estação ferroviária de Lviv. Fotografia: UKRZALIZNYTSIA/Reuters

Angelina Jolie ouvindo voluntários durante uma visita à principal estação ferroviária de Lviv. Fotografia: UKRZALIZNYTSIA/Reuters

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Metrópoles (@metropoles)

Com informações do The Guardian