Estudante cearense fica em 1º lugar em concurso nacional de redação

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Estudante cearense fica em 1º lugar em concurso nacional de redação
O aluno tirou o primeiro lugar no concurso nacional de redação - Foto: reprodução

O primeiro lugar do concurso nacional de redação, promovido pelo Senado Federal, ficou com o estudante Francisco Davi da Silva Pereira, de Sobral, no Ceará.

Aluno de escola estadual, o jovem dissertou sobre o tema “200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã”.

“O tema foi sensacional. Quando eu vi, me identifiquei de primeira, porque amo tudo o que envolve a área de humanas”, contou o estudante.

O concurso faz parte do Programa Jovem Senador 2022, que leva os estudantes selecionados para uma vivência legislativa, em Brasília, na qual os jovens vão simular a atuação dos senadores, numa legislatura com quatro dias de duração.

Processo seletivo

Francisco contou que se preparou bastante para o concurso. Ele sempre foi muito presente e participativo nas aulas de História e Sociologia na escola. Além disso, acompanhou palestras, debates e vídeos produzidos por historiadores.

Francisco também refletiu sobre a importância de dissertar sobre temas como o do concurso.

“No momento em que vivemos, é essencial entendermos os erros do passado, para não repetí-los no presente. Essa contextualização joga luz no debate sobre uma sociedade mais justa e um futuro melhor para as próximas gerações”, explica.

“Devemos ter consciência do país que queremos, que não pode ser bom apenas para um grupo, mas sim para todo o nosso povo”, enfatiza Francisco.

Programa Jovem Senador

Francisco contou que está bastante ansioso para o dia de conhecer e participar de uma sessão no Senado.

“Sempre me interessei por programas como o Jovem Senador. Em 2020, concorri ao Parlamento Jovem Brasileiro (PJB – programa da Câmara Federal) e bati na trave. Acho que o desejo de representar um estado tão valoroso como o Ceará, terra de grandes figuras históricas como Rachel de Queiroz, Belchior e outras, foi um ponto a mais de estímulo para a minha dedicação. Terra da luz, tenho certeza de que a gente vai brilhar muito!”, ressalta o estudante.

Primeira viagem

A viagem a Brasília vai ser a primeira experiência de Davi fora do Ceará. O jovem reside em Meruoca, município localizado a 18km de Sobral.

O prêmio inclui passagem aérea, hospedagem, alimentação e locomoção. Cada jovem senador ganha, ainda, um notebook.

Os professores orientadores das redações escolhidas acompanham os estudantes a Brasília e são premiados com notebooks.

Como será

Em Brasília, a experiência de Francisco será realmente enriquecedora. O processo começará com a posse e eleição da Mesa (presidente, vice e secretários) e terminará com a aprovação dos projetos e sua publicação no Diário do Senado Federal.

As sugestões acatadas serão encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) da Casa. Desde o início do programa, já foram apresentadas 54 proposições ao colegiado. Destas, 40 foram aceitas e passaram a tramitar como projetos de lei.

A redação de Francisco foi selecionada em um total de 93 inscrições no Ceará. O processo de escolha teve início em novembro de 2021.

Para ele, a participação de jovens estudantes em programas como esse é fundamental, mas reconhece que ainda é pouca.

“Acredito que hoje temos um grande problema, a juventude anda meio desacreditada da política. Mas, a gente tem que mostrar que isso tem jeito. Cresci ouvindo que a minha geração será a responsável por transformar esse país. Se a mudança que nós tanto queremos não está naqueles em quem nos inspiramos, é porque a força de realizar essa transformação está adormecida dentro de nós. Basta que a gente desperte. Bora lá, jovens!?”, finalizou.

Franscisco teve ajuda de professores na preparação para o concurso - Foto: reprodução

Franscisco teve ajuda de professores na preparação para o concurso – Foto: reprodução

Com informações de Seduc