Lua de Júpiter tem água e pode ser habitável, dizem cientistas

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Lua de Júpiter tem água e pode ser habitável, dizem cientistas
Segundo o estudo, nesta lua de Júpiter existe um oceano de água salgada nas profundezas - Foto: Justice Blaine Wainwright

Cientistas da Universidade de Stanford, EUA, afirmam que um lua de Júpiter, chamada Europa, pode ser habitável. A pesquisa detalhada desta descoberta incrível foi publicada na revista Nature Communications.

Segundo o estudo, nessa lua ( o planeta tem duas) existe um oceano de água salgada, nas profundezas de uma espessa camada de gelo. Acima dessa camada, tem uma crosta de gelo que pode ter dezenas de quilômetros de espessura.

O pesquisadores sugerem que esta camada de gelo pode ser habitável por si só.

Entenda

No estudo, foi feita uma comparação surpreendente entre a camada de gelo e a camada de gelo da Groenlândia, na Terra, o que forneceu a informação de que a lua de Júpiter pode ser habitável.

Nesta superfície gelada, os pesquisadores notaram diversos cortes, que formavam “duplas cristas”. Essas formações, no entanto, são extremamente semelhantes a uma parte da superfície do manto de gelo da Groenlândia.

“Se o mecanismo que vemos na Groenlândia é o mesmo em funcionamento na lua Europa, isso sugere que há água em todos os lugares [de lá]” afirma o geofísico Dustin Schroeder, da Universidade de Stanford, em comunicado.

Esta foi a primeira vez que os cientistas puderam observar algo semelhante acontecer na Terra e realmente observar os processos subterrâneos que levaram à formação das cristas, disse Culberg.

E tem mais! A lua Europa se destaca como um dos melhores candidatos para hospedar vida extraterrestre em nosso Sistema Solar devido à água líquida no oceano subterrâneo e ao que os cientistas entendem sobre sua química.

Que incrível!

Com informações da JP