Surfista de 16 se arrisca e salva mulher que se afogava em praia de SP: VÍDEO

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Surfista de 16 se arrisca e salva mulher que se afogava em praia de SP: VÍDEO
O surfista Victor Santos disse que nunca vai esquecer a frase que ouviu: "você salvou a minha vida" - Foto: reprodução / A Tribuna

Um surfista de apenas 16 anos salvou uma mulher que estava se afogando na Praia do Itararé, em São Vicente, no Litoral Sul de São Paulo.

Victor Santos tinha acabado de sair de uma onda, quando notou algumas pessoas acenando e apontando para baixo. Foi aí que ele viu a mulher em apuros no mar. (vídeo abaixo)

Como estava perigoso ir de prancha até a banhista, por conta das pedras, Victor a deixou com outro surfista e foi nadando para ajudar. “Ela estava muito fraca. Não conseguia se mexer. Subi em uma pedra e consegui puxá-la comigo”, contou o jovem herói.

Nas imagens, é possível ver um homem nas pedras, trata-se do marido da mulher que também estava em situação de risco. Ele conseguiu chegar às pedras sozinho, mas precisou de auxílio dos socorristas para deixar o local.

O vídeo

O pai do surfista, Wagner Thiago dos Santos, de 42 anos, estava filmando o treino de surfe, na semana passada, quando foi surpreendido pela atitude do filho e continuou gravando.

Ele ficou preocupado, mas a mãe de Victor ficou tão nervosa que precisou ser socorrida no hospital.

Final feliz

O jovem surfista conseguiu retirar a mulher da água e a deixou descansando nas pedras.

Pessoas que estavam na Ilha Porchat avisavam a ele que os bombeiros estavam a caminho.

Nesse momento, o professor de Educação Física e surfe, Ricardo Mello, levou a prancha de volta para Victor e ajudou os bombeiros no resgate do casal.

Técnicas aprendidas no curso de surfe

Todo orgulhoso, o professor contou que Victor conseguiu iniciar o salvamento utilizando as técnicas que aprendeu no curso Salva Surf, do Corpo de Bombeiros.

“Utilizou uma das possibilidades passadas no curso para salvar os adultos que eram muito maiores que ele. Se ele tentasse agarrá-los poderia ser fatal para ele também. [Victor] nadou com eles para as pedras procurando abrigo. Foi sensacional e inteligente”, comemorou Ricardo Mello.

“Você salvou a minha vida”

Os assistentes sociais, Anderson Luis Araújo, de 51 anos, e Miriam Aparecida, de 55, foram as vítimas resgatadas pelo surfista de 16 anos e pelo professor de surfe.

Anderson Luis contou que eles entraram para dar um mergulho, mas, em um momento de desatenção, foram puxados pela correnteza. O casal sofreu apenas alguns arranhões e agradeceu.

Já o Victor lembra que “já tinha feito um dia de surfe irado” e que o salvamento veio coroar aquela manhã.

“Só de saber que o casal teve mais uma chance já fico feliz por isso”.

O jovem surfista revelou, ainda, que nunca vai esquecer o que ouviu da mulher resgatada: “você salvou a minha vida”.

Miriam Aparecida é a mulher que o surfista Victor salvou - Foto: Wagner Thiago dos Santos

Miriam Aparecida é a mulher que o surfista Victor salvou – Foto: Wagner Thiago dos Santos

Assista:

Com informações do A Tribuna / G1