Marcos Palmeira vai plantar 200 mil árvores nativas da Mata Atlântica

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Marcos Palmeira vai plantar 200 mil árvores nativas da Mata Atlântica
Marcos Palmeira vai regenerar mais de 200 mil árvores de espécies nativas da Mata Atlântica - Foto: reprodução

Não é de hoje que o ator Marcos Palmeira – o Zé Leôncio de Pantanal 2022 – assumiu o compromisso de conservar a natureza. Ele já participou de algumas campanhas sobre o meio ambiente e, agora, anunciou que vai recuperar mais de 200 mil árvores nativas da fazenda Vale das Palmeiras, da qual é proprietário.

Quando comprou a propriedade, de 200 hectares, a vegetação estava bastante degradada e com diversas áreas de desmatamento. Havia apenas uma pequena produção convencional de hortaliças.

Junto com o pessoal do Instituto Terra de Preservação Ambiental, Marcos Palmeira quer utilizar 1.300.000 metros quadrados da fazenda para o plantio de árvores nativas da Mata Atlântica.

“O plantio será com espécies nativas da Mata Atlântica, como palmito jussara, jequitibá, aroeira, pau ferro e várias outras”, disse o ator em um vídeo no Instagram.

Compromisso com a natureza

Foi um trabalho demorado e obstinado. Aos poucos, a área foi sendo restaurada, incluindo a proteção do entorno de nascentes.

A Vale das Palmeiras, que fica em Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro, se tornou então uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), em que o proprietário assume o compromisso com a conservação da natureza.

Fabricação de produtos orgânicos

Além da regeneração da área verde, Marcos Palmeira também faz um excelente trabalho na fazenda com produção de alimentos orgânicos.

O ator conta que esse era um antigo sonho do avô que ele está realizando.

Desde 1997 o ator possui a Certificação Orgânica, selo nacional que atesta oficialmente o setor.

O foco é a produção de derivados do leite, como queijo minas frescal, ricota, coalhada, queijo cottage e iogurte.

As vacas são tratadas com homeopatia e não há uso nenhum de hormônios, antibióticos ou pesticidas ali.

Em janeiro deste ano, inclusive, o queijo frescal da Vale das Palmeiras foi eleito um dos melhores do Brasil, numa premiação que contou com a inscrição de 120 queijos de 60 diferentes produtores de 18 estados.

Muito legal, Marcos! Parabéns pelo belíssimo trabalho, engajamento e exemplo!

Fazenda Vale das Palmeiras em Teresópolis, RJ - Foto: reprodução

Fazenda Vale das Palmeiras em Teresópolis, RJ – Foto: reprodução

Com informações de Conexão Planeta.