Ex-doméstica empreende com fontes de barro para gatos, após perder a filha

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Ex-doméstica empreende com fontes de barro para gatos, após perder a filha
A Tontom Fontes vende fontes de água para gato feitas a partir do barro - Foto: reprodução Instagram

Foi após adotar o primeiro gatinho, que a ex-doméstica Josefa Maria Tiburtino, de 56 anos, encontrou a maior inspiração para empreender. Hoje, proprietária da marca Tontom Fontes, ela cria lindas fontes de água para gatinhos, feitas de barro. As peças são encantadoras e diferentes!

Josefa mora em Recife e guarda uma história repleta de superação. Por 36 anos ela foi diarista, até que perdeu a filha num acidente de carro e viu a vida desabar. E foi a adoção do gatinho que reascendeu nela vontade de viver.

“[Tenho] Minha casa própria e criei minha filha, tudo isso sozinha. Nunca me casei. Fui mãe aos 27 anos de uma linda menina, Giovana, que sempre me encheu de orgulho! E, durante 19 anos, fomos eu e ela para tudo”,  contou em entrevista ao Só Notícia Boa.

Menina do interior

Josefa é de Gravatá, também em Pernambuco e teve uma infância repleta de desafios. Filha de agricultores, ela saiu do sítio dos pais com apenas 17 anos para tentar a vida na capital.

“Vim para capital e fiquei um tempo na casa da minha prima, que me arrumou um emprego de diarista/empregada doméstica, no qual trabalhei durante 36 anos”, lembra.

Foi através desse emprego que Josefa alcançou as maiores conquistas da vida, segundo ela.

Perda da filha

Em 2013, infelizmente Giovana sofreu um acidente de carro e morreu na hora.

“Fiquei sem chão! Como que, minha menina, foi embora e não voltaria? Como vou continuar a partir de agora?”, lamentou a mãe.

E foi no velório de Giovana, que Josefa ficou sabendo de um sonho antigo da filha, que mais tarde a impulsionaria a empreender e ter sucesso na jornada que escolhesse.

“Sua antiga chefe me disse que, um dos grandes sonhos da minha menina era me aposentar do trabalho, que eu trabalhava e me preocupava muito”, conta.

“Que tinha chegado a vez dela de fazer algo por mim. Que ia trabalhar e estudar para crescer e, finalmente, me tirar do trabalho”, diz a mãe.

Mudança de vida

Foi a partir da perda da Giovana, que Josefa abraçou o desafio de realizar o sonho da filha a qualquer custo. Ela sabia que precisava, mas não sabia como.

Se sentindo sozinha, Josefa adotou um gatinho, o Tontom, que não só trouxe alegria para a casa, como foi o grande responsável pela criação da empresa.

“Ao perceber que ele não gostava de beber muita água, pesquisei e vi o quanto é maléfico esse hábito felino. Logo, corri para a solução mais eficaz: uma fonte”, explica.

Josefa então foi buscar a criatividade nas raízes interioranas. “Como vim de interior, conheço os benefícios do barro e juntei o útil ao agradável: uma fonte de barro para o meu gatinho”.

Sucesso das fontes de barro

Para comemorar a ideia e mostrar a criação, Josefa compartilhou uma foto da fonte no perfil dela no Instagram e não deu outra: as primeiras encomendas logo chegaram.

“A Tontom Fontes cresceu! Hoje, sou empreendedora, vivo exclusivamente dessa renda! Tenho loja física e entrego as fontes em todo Brasil, porém já tem algumas fora do país”, comemora.

As fontes são lindas, delicadas e bem decorativas. Além disso, ajudam o gatinho a ter sempre uma água fria e de boa qualidade.

Os produtos custam a partir de R$ 170 e podem ser parcelados no cartão de crédito. Além das fontes de água, Josefa também produz tapetes emborrachados e até uma cumbuca para cochilo, como ela chama.

Para a mãe, a perda da filha nunca será superada, mas há o conforto em saber que ela conseguiu, de alguma forma, realizar o sonho da Giovana.

“A dor de perder a minha melhor parte nunca foi embora, e acredito que nunca irá. Mas, hoje, com meus 5 gatos, minha empresa e meu marido, ela está feliz e ajudando a mãe dela, como ela queria. Isso me conforta”, finalizou.

Conheça o site da Tontom Fontes neste link.

Josefa tem loja física, mas entrega para qualquer lugar do mundo - Foto: reprodução Instagram

Josefa tem loja física, mas entrega para qualquer lugar do mundo – Foto: reprodução Instagram

.

As fontes são feitas de barro, para manter a água sempre gelada e bem conservada - Foto: reprodução Instagram

As fontes são feitas de barro, para manter a água sempre gelada e bem conservada – Foto: reprodução Instagram