Avó adota netos órfãos e comunidade se mobiliza para ajudá-la

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Avó adota netos órfãos e comunidade se mobiliza para ajudá-la
Dona Rosa conta com a ajuda de vizinhos e amigos para reerguer a casa e cuidar dos netos órfãos - Foto: arquivo pessoal

O amor de avó é muito inspirador e quando ela tem netos órfãos para criar, parece que essa força dobra de tamanho! A história da dona Rosa Laura de Jesus, de 65 anos, comove e emociona ao mesmo tempo. Ela hoje cuida sozinha de dois netos órfãos e, mesmo com inúmeras dificuldades, não tira o sorriso do rosto.

Dona Rosa mora em General Tibúrcio, distrito do município de Viçosa, no Ceará. Em maio, após chuvas fortes que caíram na região, essa avó se viu sem lar, mas ao mesmo tempo conheceu a solidariedade de toda a comunidade onde vive.

Vizinhos e amigos se mobilizaram e abrigaram dona Rosa e os dois netos. Hoje, o maior sonho dela é poder ter a casinha de volta e pede ajuda para reconstruir o imóvel. Por isso está aberta uma vaquinha para ela no Só Vaquinha Boa. Veja como ajudar abaixo.

A vida a fortaleceu

Mesmo com uma felicidade sempre estampada no rosto e sempre agradecendo por tudo, dona Rosa guarda uma história de muitas lutas.

“Sempre vivi abandonada. Comecei a trabalhar na roça com 10 anos e não ia pra escola. Por isso não sei ler”, explica ela.

Dona Rosa foi criada pela avó paterna. Ela conta que foi entregue pela própria mãe com 2 meses, e nunca foi registrada oficialmente por ninguém. “É uma história muito dolorosa, sabe. Mas hoje sou feliz com meus filhinhos”, diz ela.

Avó é mãe duas vezes

A missão com os netos começou há quatro anos, quando o filho dela, Marcos, foi assassinado.

A mãe das crianças resolveu mudar para a capital após ficar viúva e entregou os dois meninos, Divanilson e Davi, hoje com 12 e 11 respectivamente.

Ela cuida dos netos como cuidou de Marcos. Acompanha os adolescentes na escola, mantém os cuidados com a saúde em dia e garante que eles têm muito amor.

Dona Rosa garante que não é fácil, principalmente por causa da idade dela e dos problemas de saúde que enfrenta, mas garante que fará de tudo para que os netos tenham uma condição de vida melhor. “Eles merecem muito. Já sofreram bastante e merecem ser felizes”, reforça a avó.

Rede de apoio

Dona Rosa não tem parentes. Ela conta com uma rede de apoio formada por vizinhos e amigos que fez em General Tibúrcio.

E foi justamente essa rede de apoio que a ajudou na maior necessidade. Dona Rosa perdeu a casa após as chuvas fortes e acabou ficando sem lar.

O imóvel está praticamente condenado: possui apenas algumas paredes que restaram e está tomado por vegetação e escorado por toras de madeira.

Ela conta que não tem condições de reformar a casa. Toda a renda vem de um auxílio do governo e de meio salário mínimo que a mãe dos meninos dá como pensão.

Sem ter para onde ir, dona Rosa foi acolhida por uma vizinha, que emprestou uma casa para ela ficar até conseguir reformar o lar.

Ela também recebe ajuda da comunidade, que doa cestas básicas, roupas e outros itens essenciais.

“As pessoas me ajudam muito. Eu não preciso pedir”, conta a idosa. “Estou em casa e sempre chega alguém com doação para mim e meus dois netos. Eu sou muito feliz por ter gente assim por perto”, diz.

Mesmo com tanto sofrimento ao longo da vida, a vovó não tira o sorriso do rosto e nem se desanima. A todo instante, ela diz: “acreditar que a vida terá algo de melhor para oferecer é uma força para não desistir”.

E tem mesmo!

Mudando o final dessa história

A gente acredita muito que a solidariedade é um dos remédios mais poderosos deste mundo! Por isso, abraçamos a história da dona Rosa e queremos ajudá-la a ter um lar novamente.

Estamos com uma vaquinha aberta para a reforma da casa e contamos muito com a ajuda de todos vocês.

As doações podem ser feitas pelo PIX casa-dona-rosa@sovaquinhaboa.com.br ou pelo site do Só Vaquinha Boa.

Podemos ir, de tijolinho em tijolinho, mudando o final dessa história. Vamos nessa?

Contamos com vocês!

Veja como ficou o imóvel da dona Rosa após as chuvas:

 

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Só Vaquinha Boa (@sovaquinhaboa)

A casa de dona Rosa possui apenas algumas paredes, que restaram após chuvas na região. Foto: Arquivo Pessoal

A casa de dona Rosa possui apenas algumas paredes, que restaram após chuvas na região. Foto: Arquivo Pessoal

Dona Rosa não tem aposentadoria e sobrevive com a pequena pensão dos netos. Fotos: Arquivo Pessoal

Dona Rosa não tem aposentadoria e sobrevive com a pequena pensão dos netos órfãos. Fotos: Arquivo Pessoal

Dona Rosa mostra como está a casa - Foto: arquivo pessoal

Dona Rosa mostra como está a casa – Foto: arquivo pessoal