Alinhamento raro de 5 planetas pode ser visto no Brasil

Apenas uma vez a cada 18 anos o alinhamento dos planetas Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno pode ser admirado por todos nós. E esse dia chegou!
Durante todo o mês de junho, será possível admirar a olho nu o alinhamento dos cinco planetas no céu. E dá para aproveitar e ver também aqui do Brasil!
Eles são os planetas vizinhos mais próximos da Terra — e, para observá-los, não será necessário usar telescópios ou binóculos, somente levantar meia hora antes do nascer do Sol e ter um céu limpo (sem nuvens).
Melhor dia para ver
Segundo especialistas, o melhor dia para assistir ao alinhamento raro será no dia 24 de junho, quando Mercúrio estará mais distante do Sol e será visível até uma hora antes do amanhecer.
Do grupo dos cinco planetas, Mercúrio é normalmente o mais difícil de visualizar devido à sua proximidade com o Sol, do qual se afastará gradualmente durante este mês de junho, o que facilitará a observação.
Além disso, em 23 de junho a Lua estará localizada entre Vênus e Marte — justamente no lugar que corresponderia à Terra —, assim será possível admirar seis corpos celestes alinhados no céu.
A qualidade da observação será melhor nas zonas rurais — que costumam ter céu mais escuro. No entanto, quem mora nas cidades também conseguirá aproveitar um pouco do espetáculo.
A última vez que esta conjunção de cinco planetas aconteceu foi em dezembro de 2004 — e só vai se repetir novamente em 2040.
Que momento e que sorte a nossa de poder contemplar!
Com informações de Correio Braziliense

Tocar e ouvir música pode reduzir demência em 35%, em idosos, revela estudo
Mariah Carey passa Taylor Swift e lidera ranking de streaming com sucesso de Natal
Veneno de escorpião poderá ser usado para combater câncer de mama; estudo brasileiro
Idosa de 101 anos treina toda semana na academia; segredo da longevidade
Filhote órfão de lontra resgatado e devolvido ao lago sempre volta para visitar o pai adotivo; vídeo
Pacientes que acordaram do coma e se conheceram no hospital vão se casar
Brasil zera transmissão do HIV de mãe para filho; menor índice de mortes por Aids em 30 anos
Herói: paramédico de folga salva menina de incêndio em casa
Bombeiros salvam mulher que teve parada cardíaca após atropelamento no DF