Aluno de escola pública do PI ganha bolsa em Física para estudar nos Emirados Árabes

-
Por Monique de Carvalho
Compartilhar
Imagem de capa para Aluno de escola pública do PI ganha bolsa em Física para estudar nos Emirados Árabes
O jovem estudava em escola pública e iniciou o processo seletivo para estudar fora em 2020 - Foto: arquivo pessoal

Que conquista maravilhosa foi a do Haziel Soares, de 19 anos! Aluno de escola pública, ele acaba de ganhar uma bolsa integral para cursar Física no campus da Universidade de Nova York em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

O jovem, que nasceu na cidade de Barras, distante 128 km de Teresina, já está com a viagem marcada para o próximo mês e as aulas têm início em agosto.

Haziel é um aluno inteligente, dinâmico e solidário. Ele quer se formar e retornar ao Brasil daqui há quatro anos, para gerar mais incentivo à Ciência nas escolas públicas.

Perfil multidisciplinar

O jovem contou que tem um perfil mais interdisciplinar e com isso, passou a procurar por conta própria, na internet, histórias de alunos que resolveram buscar no exterior por um ensino que focasse em diversas áreas de conhecimento.

“Sempre tive um perfil mais interdisciplinar e as universidades do Brasil não tinham esse perfil. Eu queria ter acesso a mais recursos disciplinares para explorar minhas áreas de interesse” explicou Haziel.

Ele encontrou uma associação de estudantes brasileiros no exterior e então iniciou todo o processo para a aprovação.

Passou em primeiro lugar

A primeira tentativa para ingressar em uma instituição no exterior foi em 2020, mas por conta da pandemia, o processo não foi levado adiante.

Em 2021, Haziel se candidatou primeiro para Universidade de Nova York, e logo em seguida para mais 20 instituições fora do Brasil.

Ele também chegou a fazer o Enem, segundo ele, para garantir uma vaga em Teresina. O resultado veio e Haziel passou em 1º lugar para Física na Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Mudança de vida

O resultado da bolsa e da aprovação vieram em fevereiro deste ano, quando o estudante recebeu um e-mail com a carta de aceite na instituição.

“Quando eu vi a carta de aceite, eu nem acreditava. Já tive contato através de uma aula online com alunos e professores do campus. Foi a experiência mais incrível da minha vida”, contou ele.

A bolsa que Haziel ganhou cobre todas as despesas com alimentação, material didático, locação e outros, durante os 4 anos de graduação.

Expectativa para a nova realidade

O jovem conta que sabe o quanto a realidade dele mudará a partir de agosto. Ele quer aproveitar o que puder durante os próximos quatro anos, principalmente o intercâmbio cultural.

Haziel explica que a viagem será essencial para a formação social, já que segundo ele, o campus de Abu Dhabi oferece contato com estudantes de mais de 120 países.

“Um motivo que me atraiu bastante na Universidade de Nova York, principalmente o campus de Abu Dhabi, que é o que eu vou estudar, é porque lá é um campus internacional. A universidade em si tem alunos de mais de 120 países, então são várias línguas. Então o corpo de estudantes é bem diverso, além de que lá tem muitos recursos para pessoas que tão fazendo graduação, pra fazer pesquisa” falou ele.

Papel Social

O estudante contou ainda sobre o desejo de trabalhar para que haja o maior incentivo à ciência nas escolas.

Ele acredita que muitos estudantes também queiram seguir na carreira acadêmica, mas esbarram na falta de oportunidades e incentivo financeiro.

“Eu consegui definir um propósito pra minha vida que seria contribuir para divulgação científica mas relacionada a educação e ensino, então quando eu for pra universidade eu acredito que vou conseguir desenvolver as habilidades necessárias porque eu quero realmente trabalhar pra que haja o incentivo maior à ciência nas escolas públicas, principalmente porque eu acredito que pode ter muitos estudantes que queiram seguir a carreira científica mas simplesmente não tem um incentivo ou recursos” finalizou.

Carta recebida por Haziel comunicando a aprovação - Foto: arquivo pessoal

Carta recebida por Haziel comunicando a aprovação – Foto: arquivo pessoal

Haziel e a família na antiga escola, em Teresina - Foto: arquivo pessoal

Haziel e a família na antiga escola, em Teresina – Foto: arquivo pessoal

 Com informações de Governo do Piauí